Comunidade reunida para o retiro anual
Karen Bueno – A União Apostólica das Mães de Schoenstatt conclui nessa semana o seu retiro anual. De 12 a 15 de junho a comunidade se reuniu no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para seus dias de convivência em comum e de encontro com o Senhor.
Segundo a dirigente da União de Mães no Brasil, Lia Massineli Hurtado, a vivência do ‘Ano Pe. Kentenich’ foi a linha condutora do retiro neste ano. Além disso, ela conta, “trabalhamos o Congresso de Hoerd, pois vamos comemorar seu centenário no ano que vem; também queremos entregar um cetro para nossa Mãe”. O Congresso de Hoerd, realizado em 1919 na Alemanha, é o marco de fundação da União Apostólica de Schoenstatt.
‘Sim’ renovado
Um momento marcante para as mães é a celebração da terceira incorporação de dois cursos na comunidade. Com esse rito, aumenta o grau de compromisso e a responsabilidade perante a União. A partir daí, após mais três anos, esses dois cursos realizam sua consagração perpétua na comunidade.
“É uma emoção muito grande, porque a partir de agora, mais três anos e a gente se torna totalmente de Schoenstatt. Participar do retiro junto com as coirmãs traz sempre muita alegria, então estou em estado de graça. É muito bom rever as minhas irmãs de curso e as minhas coirmãs”, diz Maria da Gloria de Alencar.
Para Melissa Salgado, o que mais lhe marcou durante o retiro foi o vínculo com o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. “O retiro tocou meu coração porque foi a terceira incorporação do meu curso. Nossa vivência sobre o Ano Pe. Kentenich foi muito boa e me emocionou muito um vídeo que foi passado sobre o sepultamento do Pai; também havia um estímulo para se escrever uma carta para ele com a certeza de que ele vai responder”.
Melissa complementa dizendo: “Desse retiro eu levo a certeza de que a União é a minha casa, é a comunidade na qual eu quero melhorar como mãe, como filha, como esposa. É muito bom estar com pessoas que falam a mesma língua que você, são todas muito queridas”.
Envoltas no frio de junho, as mães partem com o coração abrasado. Seu grande anseio, inspiradas no Pai e Fundador, é refletir a imagem de Maria para o mundo, por isso sempre cantam e repetem: “Mãe, quem me vê, te veja!”
Conheça mais sobre a União das Mães