A Mãe atrai os filhos ao seu Santuário
Ir. M. Rosequiel Fávero – Já por muitos anos, a Mãe e Rainha tem uma alegria especial no Dia da Aliança de Amor no mês de junho, no Santuário Tabor, em Santa Maria/RS: receber os peregrinos da comunidade de Água Boa, da zona rural da cidade. Eles percorrem a pé os pouco mais de 20 quilômetros da sua capela até o Santuário. “Todos os anos viemos para agradecer as graças alcançadas e trazemos muitas intenções”, explica uma das peregrinas.
No início de maio, todos os anos, a imagem da Mãe e Rainha sai da sua capela em Água Boa, visitando várias comunidades do interior, regressando no domingo após o 18 de maio, com uma grande festa. (Para ler sobre a festa deste ano clicar aqui). Assim, no Dia da Aliança de junho, os filhos retribuem a visita da Mãe, vindo a pé até o Santuário Tabor. Os primeiros já saem de casa às 6 horas, enfrentando muitas vezes geada, frio ou chuva, pois já é inverno. Outros peregrinos vão juntando-se a eles. Pelas 14 horas chegam ao Santuário e participam da Missa da Aliança às 15h30min.
Herança de João Pozzobon
A devoção à Mãe Três Vezes Admirável está enraizada na área rural de Santa Maria, marcada pelos passos do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Todos os anos, ele visitava as famílias, com quem rezava o terço nas casas, nas comunidades e nas escolas. Em alguns locais dessas comunidades encontram-se também as ermidas erguidas por ele. A localidade de Água Boa não tinha capela, somente uma antiga escola rural para as suas celebrações. Tendo que escolher um padroeiro para a sua comunidade, não tiveram dúvidas em eleger a Mãe e Rainha como sua querida padroeira. Junto à antiga escola foi construído um grande salão que abriga a comunidade para as celebrações religiosas e eventos sociais. Um nicho, carinhosamente ornamentado, abriga uma grande ‘Peregrina’, que ali é venerada e que, anualmente, peregrina nas demais comunidades do interior.
A peregrinação anual no Dia da Aliança, mesmo que feita por poucas pessoas (neste ano foram 14) testemunha não só a devoção à Mãe Três Vezes Admirável da comunidade, mas a vinculação ao seu Santuário, fonte de graças para tantas famílias que, embora a distância, sabem das bênçãos que recebem de Deus através da intercessão de Maria neste lugar santo.