“Estamos convencidas de que viver a Aliança de Amor pode mudar o mundo!”
Karen Bueno – Muito trabalho e disposição juvenil: assim está a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá para a Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt).
Às vésperas da JMJ, de 17 a 20 de janeiro de 2019, haverá o Encontro Internacional da Jufem junto ao Santuário Família de Esperança, recém-inaugurado na Costa Rica. Este encontro é chamado Hineni (Eis-me aqui).
Paulina Aguayo Gómez pertence à Jufem do Chile e está ajudando na preparação do encontro; Lucía Gazel é Jufem da Costa Rica e está à frente das preparações. Elas nos contam mais detalhes desse encontro que reunirá jovens de diversos países:
Qual a atuação direta de vocês nos trabalhos da JMJ? Como vocês estão colaborando?
Como Jufem da Costa Rica, estamos preparando o encontro da Juventude Feminina internacional para viver a JMJ Panamá 2019.
Nas mãos de nossa Mãe, temos três assessores: o Pe. José Luis Correa, coordenador continental de Schoenstatt na América, Rosa Lobo, do Instituto de Famílias, e a Ir. M. Amparo Villouta, do Chile, residente na Colômbia. Lucia Gazel é a cabeça dessa equipe, juntamente com a vice-chefe Mariana Leiva (logística) e Diana Corrales (conteúdo). Temos uma grande equipe por trás, da Jufem Costa Rica, e duas missionárias da Jufem do Chile: Paulina Aguayo e Alejandra Prieto. Além do apoio de muitos casais que colaboram com o Ramo das Famílias, toda a Família da Esperança uniu-se ao Santuário.
Como será o encontro da Juventude de Schoenstatt na Costa Rica? O que já está previsto?
Este encontro da Juventude Feminina será de 17 a 20 de janeiro de 2019. É chamado HINENI, que significa “Eis-me aqui”. Vem do lema da JMJ (Lc 1, 38). Queremos, juntas, aprender pela Aliança de Amor a dar o nosso “aqui estou” como a nossa MTA fez e como o nosso Pai e Fundador fez em 20 de janeiro*.
Podemos aproveitar o Santuário da Família Esperança, o primeiro Santuário Filial da América Central, e aprender muito juntas.
Por enquanto, estão inscritas as meninas da Alemanha, Áustria, Chile, Colômbia, Paraguai, México, Brasil e muitas outras estão a caminho. Da Jufem Brasil vêm 30 meninas com a Ir. M. Lidiane [Francisconi] e a Ir. Eliza Maria [Silva]. Estamos muito felizes em recebê-las! Teremos a presença de assessores, como os Padres de Schoenstatt, as Senhoras de Schoenstatt, o Instituto de Famílias e as Irmãs de Maria. Será um grande presente e uma oportunidade para conhecer a riqueza de Schoenstatt.
Paralelamente a Hineni, também acontece o Ignis, o Encontro Internacional da Juventude Masculina, nos mesmos dias.
Haverá alguma atividade do Movimento, no Panamá, durante a Jornada?
Sim! Estaremos alojados em dois prédios do Colégio Belisario Porras.
21 de janeiro: ofereceremos uma missa na paróquia ‘San Francisco de la Caleta’ para todos aqueles que desejam participar, às 19 horas.
23 de janeiro: à tarde ofereceremos um “Festival Mariano” de música. Este será ao ar livre, no estacionamento em frente à mesma paróquia (San Francisco de La Caleta).
O responsável pelo evento é o Pe. Santiago José Cacavelos (Santi), dos Padres de Schoenstatt do Paraguai. Caso alguém deseje contribuir com algo (especialmente na parte musical), pode contatar o Pe. Santi diretamente: sancamor@gmail.com
Sábado 26 de janeiro: antes de sair para o local da vigília de encerramento e da missa, vamos oferecer uma missa, na mesma escola, e café da manhã.
Pela primeira vez uma JMJ tem tema e lema marianos. Na opinião de vocês, o que isso diz para a Juventude de Schoenstatt?
Este lema da JMJ é um grande presente para a Juventude de Schoenstatt. Nossa MTA é muito importante para nós, para que possamos ser felizes com toda a jovem Igreja e anunciar o que significa conhecer Maria e sermos suas filhas. Será uma experiência que marcará nossas vidas e a história de nossa Juventude.
Podemos dizer que nossa Mãe quer se aproximar de corações juvenis e ela faz isso de seu Santuário Família de Esperança.
O que Schoenstatt deseja levar ao Panamá nesse encontro mundial? Que ‘marca’, que ‘rosto’ transmitir aos milhares de outros jovens?
Queremos transmitir a alegria de ser Schoenstatt, é um grande presente ter o legado do nosso Pai e Fundador e compartilhá-lo com a Igreja universal. Schoenstatt estará presente, seremos muitos e levaremos nossa bandeira para o alto. Como podemos compartilhar uns com os outros, vamos compartilhar com todas as diferentes espiritualidades, felizes em amar a Deus e Maria e procurar o que eles querem de nós, como o lema da JMJ. “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Estamos convencidas de que viver a Aliança de Amor pode mudar o mundo!
Pedimos a todos que rezem pela nossa Jufem Costa Rica neste tempo de preparação e para a Igreja do Panamá rumo à JMJ.
Nosso contato é hinenicr2019@gmail.com
* 2º Marco Histórico de Schoenstatt, leia para saber mais
1 comentário