Nessa semana, a Família de Schoenstatt se deparou com duas nomeações, entre seus membros, para cargos de responsabilidade na vida da Igreja. No Ano Pe. Kentenich, esse é um marco do protagonismo da vida de Aliança na realidade eclesial da Alemanha e do Chile.
Como afirma o Pai e Fundador: “Acreditamos ser chamados a ser o coração da Igreja. […] O coração. Sim, o que significa o coração? Significa: ser o profundo poder do amor que tudo supera. Um poder do amor que preenche a Igreja com o heroismo do amor. Poder do amor – é esta a nossa missão!” [1]
Missão junto aos estrangeiros
A Conferência Episcopal Alemã divulgou a nomeação de Lukas Schreiber como novo Diretor Nacional para a Capelania dos Estrangeiros. Até então ele é dirigente da União de Famílias de Schoenstatt no país, junto com sua esposa, Diana Schreiber. Em sua nova função, é designado para a Comissão de Migração da Conferência Episcopal Alemã. Suas atividades incluem o cuidado pastoral com as comunidades de língua estrangeira na Alemanha, capelania de aeroportos, a Pastoral dos Marinheiros, a Eparquia Greco-Católica Ucraniana, entre outros.
Dr. Schreiber (nascido em 1970) estudou Teologia Católica, Sociologia e Ciência Educacional. Desde 2006 é consultor de escolas católicas no secretariado da Conferência Episcopal Alemã. Ele pertence à Direção da União de Famílias na Alemanha desde 2012 e, a partir de 2017, se tornou, junto com a esposa, dirigente da comunidade no país.
Dr. Schreiber assume seu novo cargo em 1º de outubro de 2018. Ele sucede, nessa tarefa, Stefan Schohe, que se aposenta em 31 de julho de 2018.
Primeira mulher Chanceler da Cúria de Santiago
No Chile, Francisca San Martín, que pertence à Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs), assumirá o cargo de chanceler da Cúria do Arcebispado de Santiago. Ela trabalha, atualmente, como auditora do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese.
Francisca pertence à Lafs do Santuário Cenáculo da Providência. É advogada e licenciada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Também é mestre em “Nulidades e dissoluções matrimoniais: jurisdição eclesiástica e eficácia civil”, pela Universidade Complutense de Madri.
Ela trabalhou anteriormente na Secretaria Geral da Pontifícia Universidade Católica do Chile e também foi auditora ad-hoc do Tribunal Eclesiástico de San Bernardo. Ela assume a nova missão a partir de 21 de junho.
Mais informações no site da arquidiocese: Clique
Com informações de schoenstatt.de e schoenstatt.cl
Fotos: Dr. Lukas Schreiber (Foto: particular, via schoenstatt.de) / Comunicaciones Santiago – iglesiadesantiago.cl
[1] J. Kentenich, palestra em 31.12.1965
Fonte: Tua Aliança – nossa missão. Peter Wolf, editor