Estudo e retiro para os Padres da União
Márcia Kazumi / Ir. M. Rosequiel Fávero – De 18 a 20 de junho, a Mãe Três Vezes Admirável acolheu um grupo de sacerdotes junto ao seu Santuário Maria Cor Ecclesiae, em Porto Alegre/RS. Essa é “uma Jornada de estudo e retiro para os Padres da União de Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, aberta a outros sacerdotes, para conhecer mais sobre a União no Brasil, que atualmente só existe em Porto Alegre”, explica o Pe. Heitor Morschel, dirigente da comunidade no país.
Participaram desse encontro alguns integrantes da União Apostólica, alguns sacerdotes diocesanos que já selaram a Aliança com a MTA e o Pe. Clodoaldo Kamimura, do Instituto dos Padres de Schoenstatt. “Trabalhamos sobre o Ano do Pe. Kentenich e o Sacerdócio, bem como sobre os fundamentos da autoeducação na estrutura do Movimento, com foco na União. Tivemos a assessoria do Pe. Clodoaldo Kamimura, que trabalha em Santa Maria/RS. Foram momentos muito bons de oração e convívio entre os Padres, as Irmãs e a comunidade do Santuário”, ressalta o Pe. Heitor.
Sonhos e anseios em comum
No dia 18, a Família de Schoenstatt, que participou das duas Missas da Aliança, teve a alegria de ver vários sacerdotes concelebrando e renovando juntos a Aliança de Amor.
Na terça-feira, dia 19 de junho, parte do grupo celebrou a Eucaristia no Santuário. O presidente foi o Pe. João Piccoli, da Paróquia São José (bairro Sarandi, Porto Alegre/RS), acompanhado pelo Pe. Cristiano Rosa, vigário do Santuário Santa Rita de Cassia (Porto Alegre/RS); Pe. Francisco Lemes, da Paróquia Santa Cruz, da cidade de Cesário Lange/SP (Itapetininga/SP); Pe. Heitor Morschel, da Paróquia Santa Luzia (Cachoeirinha/RS); Pe. Roque Machado, da Paróquia São Nicolau (General Câmara/RS); Pe. Clodoaldo Kamimura, da comunidade dos Padres de Schoenstatt e Pe. João Carlos Strack, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Porto Alegre/RS).
Todos saíram com a certeza de que o encontro trará muitos frutos e a União dos Sacerdotes avança com novas expectativas, como aponta o Pe. Heitor Morschel: “Comentamos em repetir a experiência para o próximo ano, bem como, e se Deus quiser, organizarmos um novo Curso da União para Porto Alegre e, se possível, para São Paulo”.
Fotos: Márcia Kazumi