Dezenas rezadas pela intenção de um novo Santuário
Adão Leopoldo Jaeger / Ir. M. Rosequiel Fávero – O domingo, 1º de julho, marcou a história do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Santa Catarina, com a primeira Jornada Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR). Essa concentração foi realizada em Biguaçu/SC, onde será construído o primeiro Santuário de Schoenstatt neste estado. Participaram mais de 350 homens, vindos de 31 paróquias, incluindo uma delegação de Curitiba/PR.
O grupo “Sementes de Maria”, da Liga de Famílias de Schoenstatt, acolheu os participantes. O coordenador do evento, Luiz Voges, abriu os trabalhos no domingo de manhã com uma rápida reflexão sobre a vocação do profeta (Jeremias 1, 4-9).
Em seguida, Pe. Vandemir Meister, assessor do THMR no estado, desenvolveu o tema “Maria quer um espaço entre nós”, delineando a trajetória do Terço dos Homens da Mãe Rainha.
Santificar o mundo, missão para o homem
Após uma pausa para o lanche, o padre orionita Cláudio Peters presidiu a adoração ao Santíssimo, num momento tocante de oração. No final, todos tiveram oportunidade de se aproximar do altar, onde estava exposto o Santíssimo, e apresentar suas intenções e seus pedidos.
O intervalo para o almoço serviu também como momento de confraternização, já que tantos rostos novos estavam como verdadeiros irmãos, a um passo de um contato mais efetivo.
A tarde reiniciou com o pregador e missionário Celso Deretti, da Comunidade Divino Oleiro, desenvolvendo o tema ‘A missão do Homem de santificar o mundo’.
Depois do intervalo, todos caminharam em procissão até o local onde será edificado o primeiro Santuário Filial catarinense. Durante a subida, foi rezado um terço e alguns cantos de animação. O Pe. Vandemir ‘apresentou’ o local aos visitantes e depois fez o envio, recomendando que cada um esfregasse a mão no pó daquela terra santa, para logo após persignar-se (fazer o sinal da cruz).
Santuários vivos
Na volta da procissão, todos se prepararam para a Santa Missa, presidida pelo Bispo de Blumenau/SC, Dom Rafael Biernaski, da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, a homilia de Dom Rafael versou sobre o Evangelho de Mateus (16, 13-19). Ele recorda a história e o testemunho de ambos os apóstolos, como um chamado para a missão pessoal de cada homem do Terço hoje.
No final da Santa Missa, com a consagração à Mãe de Deus, os integrantes do ‘Terço dos Homens’ foram enviados como discípulos-missionários às suas famílias e paróquias, para serem Santuários vivos neste estado que almeja a presença da MTA entre si.
Fotos: Ir. M. Nanci Meister