Nesta primeira quinta-feira do mês, a Família Internacional de Schoenstatt se une espiritualmente para rezar pelas vocações. O desejo comum se revela no pedido à Mãe de Deus: “Tu nos enviarás as vocações que se empenhem conosco por teu Reino; nos darás trabalho e ricas bênçãos e à fraqueza unirás tua onipotência” (Rumo ao Céu, 15).
Segundo escreve o Papa Francisco aos jovens, “o Senhor continua hoje chamando para o segui-lo. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso «eis-me aqui», nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto”.
Conselhos de quem de quem deu “um generoso eis-me aqui”
O recém-ordenado diácono Deilton de Sousa, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, aconselha os vocacionados: “Primeiro, que tenha calma e confiança. Deus se faz presente em todo momento. Segundo, rezar, dialogar com Deus. A oração é um espaço de conforto e segurança. Terceiro, não caminhar sozinho, é fundamental ser acompanhado por um sacerdote ou por alguém de muita confiança. Logo, encontro fundamental que o processo seja sigiloso, sinto que algumas vocações são ‘perdidas’ pelo barulho e/ou alvoroço do tempo. O sigilo dá serenidade para seguir adiante sem que a pessoa se sinta pressionada. Por último, aconselho profundamente tomar a decisão em um momento de paz consigo mesmo. A paz interior é um grande sinal de que todo o processo foi bem realizado”.
O Papa Francisco também escreve que “não poderemos descobrir o chamado especial e pessoal que Deus pensou para nós, se ficarmos fechados em nós mesmos, nos nossos hábitos e na apatia de quem desperdiça a sua vida no círculo restrito do próprio eu, perdendo a oportunidade de sonhar com o grande e tornar-se protagonista daquela história única e original que Deus quer escrever conosco”.
No Ano Pe. Kentenich, esse é um dia especial para pedir a intercessão do Fundador sobre cada vocacionado. O Pai, que tanto amou a juventude e partilhou o segredo oculto de seu coração com os jovens, continua rezando e orientando a quem lhe confia os seus anseios.
Foto: Jumas Brasil
* Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
(22 de abril de 2018 – IV Domingo da Páscoa)