Encontro da Liga de Famílias da Diocese de Jaboticabal/SP
Tadeu e Suzilene Ferreira / Karen Bueno – A Paróquia Sagrada Coração de Jesus, na cidade de Bebedouro/SP, recebeu o encontro anual da Liga de Famílias de Schoenstatt da Diocese de Jaboticabal/SP. Estavam presentes, no dia 1 de julho de 2018, casais das cidades de Monte Alto/SP, Taquaritinga/SP, Cândido Rodrigues/SP e Bebedouro.
O encontro teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Frei Luís Fernando Nunes Leite, vigário nessa Paróquia. Logo após o café da manhã, os casais entraram no salão para o início do encontro e se depararam com as propostas para o Ano do Laicato no Brasil. Eles receberam a tarefa de colocar sal em um recipiente, expressando que são ‘sal da terra e luz do mundo’; também depositaram na talha tudo o que têm para agradecer, oferecer, pedir como dádiva ao Capital de Graças.
O tema do encontro, “Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana”, foi aprofundado em palestra pela Ir. M. Agnes Marqueto, assessora local do ramo. Ela caracterizou como cada família pode construir uma nova terra a partir de sua própria casa para, assim transformar o mundo. Tudo isso com um acento especial à missão da Liga de Famílias, ser Santuário Vivo de Schoenstatt.
Heroísmo para este tempo
Num momento de diálogo, os casais eram convidados a refletir e completar a frase: “Eu me comprometo com meu conjugue a…” Esse compromisso foi ofertado ao Capital de Graças e depositado como intenção na talha.
Nesse encontro, os casais deram início à conquista espiritual da bandeira da Liga de Famílias de Schoenstatt. Tudo isso apoiado sobre as contribuições ao Capital de Graças, tanto individual quanto coletivo e em família. Já nesse sentido de conquista, tiveram uma reflexão sobre o significado de cada parte do ideal nacional do ramo – Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo – e sobre cada parte que compõe o símbolo da Liga de Famílias. O ideal nacional, para o ramo, é luz que ilumina e orienta o caminho para a santidade como famílias schoenstattianas.
No final do encontro, a vela e o sal oferecidos a cada casal eram mais do que uma lembrança, eram uma proposta de vida. Cada um desses itens quer lembrar a construção de uma nova terra mariana, que exige heroísmo e entrega numa missão desafiadora para este tempo a que são chamados.
Confira mais fotos pelo vídeo:
Fotos: Sigmar Girotto