1º Seminário de Pedagogia no Nordeste: Presente para o ‘Ano Pe. Kentenich’
Ir. M. Eliane Cunha / Karen Bueno – Pela primeira vez os membros do Movimento Apostólico do Regional Nordeste se unem para estudar e aprofundar, em conjunto, a pedagogia do Pe. José Kentenich. A Família de Schoenstatt de Maceió/AL aceitou o desafio de organizar e sediar o 1º Seminário sobre a Pedagogia Kentenichiana realizado no Nordeste. Esse encontro aconteceu nos dias 6 a 8 de julho, no Colégio Santa Úrsula, na capital do Alagoas. Participaram em torno de 60 pessoas, de quase todos os estados da região Nordeste, que se abriram para conhecer e partilhar mais acerca dessa linha pedagógica.
A abertura do Seminário deu-se na sexta-feira a noite, marcada pela palestra do diretor regional do Movimento, Pe. Pedro Cabello. Ele apresentou o Pe. José Kentenich como educador e sua concepção, a partir da pedagogia de Schoenstatt, sobre o perfil de um educador.
Estrelas que norteiam
Na manhã de sábado, dia 7 de julho, a assessora do Movimento em Salvador/BA, Ir. Mirian Rozana Fuck falou sobre a Concepção Pedagógica do Pe. José Kentenich, apresentando o sistema pedagógico do Movimento com suas bases filosóficas.
O casal Júlio César e Jane Beatriz Machado, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, residente em Porto Alegre/RS, introduziu a proposta das “Estrelas Condutoras” da Pedagogia de Schoenstatt. O Pe. José Kentenich apoia sua proposta educativa em cinco pilares, que são chamados de estrelas condutoras: ideal, movimento, vinculação, aliança e confiança (clique para saber mais). Para fechar essa primeira fase, realizou-se um trabalho em grupo para colher as conclusões sobre os temas abordados.
No intervalo houve uma apresentação de violão, realizada por adolescentes que fazem parte do ‘Projeto Mãe Rainha’ – esse projeto realiza atividades com crianças carentes no contraturno escolar.
As cinco estrelas condutoras de Schoenstatt foram aprofundadas nas oficinas que se deram após o intervalo. A Pedagogia da Aliança foi tratada por Júlio e Jane Machado; a Pedagogia do Ideal por Ir. Mirian Fuck; a Pedagogia da Vinculação pelo Pe. Pedro Cabello; a Pedagogia da Confiança por Ir. M. Claudete Rauen, assessora do Movimento em Olinda/PE; e a Pedagogia do Movimento por Ir. M. Eliane Cunha, assessora do Movimento em Garanhuns/PE.
A dinâmica das oficinas era pensada para que todos os participantes passassem em cada uma delas, o que foi considerado positivo, já que permitiu um contato mais próximo a cada tema. Todos os trabalhos do dia culminaram com a Santa Missa, às 18 horas, presidida pelo Pe. Pedro. Após o jantar, houve também uma apresentação cultural, do grupo folclórico “Fandango do Pontal da Barra”, que apresentou os ‘folguedos’ próprios da região, encerando o segundo dia de trabalhos.
Um tema multidisciplinar
O dia 8 de julho, que é também a data da ordenação sacerdotal do Pai e Fundador, iniciou com a Santa Missa e seguiu com a palestra da Ir. M. Neiva Pavlak, assessora do Movimento em Fortaleza/CE. Ela falou sobre a Pedagogia do Pe. Kentenich e a Bioética. O tema trouxe fundamento e respostas para questões atuais sobre a defesa da vida humana. No meio da manhã também aconteceu uma mesa redonda para perguntas sobre o tema.
Ao final, a equipe organizadora, na pessoa de Gislaine Monteiro, da Liga de Famílias de Schoenstatt, fez os agradecimentos e entrega dos certificados. Gislaine, em entrevista, salienta: “Eu particularmente vejo que a Pedagogia do Pe. José Kentenich é um tema multidisciplinar e precisa sim ser mais aprofundada e discutida, poderíamos, até mesmo, fazer uma analogia entre outras concepções e teorias”.
Ela também diz que “o Seminário foi muito importante, pois as palestras foram de alto nível. Foi um sucesso e todos os participantes saíram satisfeitos e pediram, em suas avaliações, para que planejássemos um segundo Seminário”.
No ano jubilar dos 50 anos de morte do Pe. José Kentenich, a Família de Schoenstatt quer dar, com esse Seminário, um presente ao Pai e Fundador. Mais do que isso, quer mostrar ao mundo que as palavras do Pai e sua pedagogia são sempre atuais e podem ajudar a muitas pessoas, em diversas realidades.
Fotos: Ir. M. Eliane Cunha / Cícero Toledo / Família de Schoenstatt de Salvador/BA
1 comentário