Protagonismo e profecia no encontro da juventude católica
Karen Bueno – A Juventude Apostólica de Schoenstatt está presente, esta semana, no Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC). O encontro acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 15 de julho, na Casa São Francisco de Sales (Comunidade Sementes do Verbo). Os jovens que representam o Movimento Apostólico de Schoenstatt são Natalia Madeira e Gerson Figueiredo, de São Bernardo do Campo/SP, Tamires Siqueira, de Louveira/SP, Giovanna Borges e Daniel Lawand, de São Paulo/SP, Lucas Galhardo, de Caieiras/SP, e os assessores, Ir. M. Lidiane Francisconi e Pe. Afonso Wosny.
Lucas Galhardo, do Jumas, é um dos representantes dos Movimentos na Comissão para a Juventude da CNBB. Ele explica que “este encontro acontece a cada três anos e é um momento especial onde trabalhamos a diversidade e a unidade. Esse é o grande objetivo do encontro, cada expressão (Movimento ou Comunidade) tem a oportunidade de partilhar do seu carisma e, assim, aprendemos e ensinamos uns aos outros, vemos o quão bonita é a riqueza da diversidade de nossa Igreja”.
A assessora da Jufem no regional Sudeste, Ir. M. Lidiane Francisconi, explica que é importante aos jovens do Movimento participar desse encontro “porque a Juventude de Schoenstatt está inserida na Igreja e nas suas correntes e quer contribuir com a mesma Igreja juvenil. É um encontro nacional de Movimentos e por isso devemos estar presentes como também fazer parte. É uma troca de experiências, de carismas”.
Em missão
“Chamados e enviados para serem profetas das nações” é o tema do encontro. Neste sentido de envio, no sábado, dia 14, haverá uma missão jovem em distintas realidades do Rio de Janeiro. Sobre isso, Giovanna Borges comenta: “Acredito que Schoenstatt, com sua espiritualidade e seu carisma, tem muito a contribuir para a Igreja. Nesse Encontro dos Movimentos, muito será trabalhado a respeito do caráter missionário da juventude e, como tantas vezes ouvimos, Schoenstatt não faz missão, Schoenstatt é missão! Somos um Movimento Apostólico e, especialmente neste Ano do Pai, queremos, assim como nosso Pai e Fundador, amar a Igreja e contribuir sempre para que mais pessoas encontrem o amor que vem de Deus”.
Lucas explica que este “é também um momento de formação e partilha sobre os temas atuais da Igreja e da realidade dos Movimentos e Novas Comunidades”. E conta: “Vamos falar sobre vocação nos diversos estados de vida, a fé e o discernimento vocacional, motivados em especial pelo próximo Sínodo; falaremos sobre o novo projeto trienal da Pastoral Juvenil no Brasil – o projeto IDE; abordaremos também o tema do laicato que é o que a Igreja do Brasil está focando este ano. Teremos muitos momentos de partilha e convivência”.
Algumas palestras e alguns conteúdos do encontro são transmitidos ao vivo pelo perfil dos ‘Jovens Conectados’ no Facebook. Para acompanhar acesse: facebook.com/jovensconectados