Unidade internacional e apoio mútuo a partir de cada lar
“Todas as famílias de Schoenstatt que viajam a Dublin devem contar com o apoio da rede internacional de Santuários Lares”. Esse pedido está expresso na carta da equipe central que organiza a participação do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Encontro Mundial das Famílias (EMF). Ou seja, mesmo que uma família não vá a Dublin, na Irlanda, para o próximo EMF, ela é convidada a estar unida a todos os casais do Movimento que farão essa peregrinação. “Convidamos todos a apoiar o Encontro Mundial das Famílias com a oração e as contribuições ao Capital de Graças a partir de seu Santuário”, diz a carta.
O EMF acontece na Irlanda de 21 a 26 de agosto e tem como lema a frase indicada pelo Papa Francisco “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”. Esse encontro é realizado a cada três anos e reúne famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir sobre a importância central do matrimônio e da vida familiar como pedra angular da sociedade e da Igreja.
“Como famílias do Movimento de Schoenstatt somos convidados a participar neste importante encontro. A família, como núcleo de nossa sociedade, como primeira ‘escola da humanidade’, está ameaçada em nossos dias mais do que em qualquer outro momento da história. Por isso, um encontro internacional de famílias cristãs é um grande sinal de esperança para todos os que se preocupam com a família. O Movimento de Schoenstatt é considerado, pela Igreja, como um Movimento particularmente comprometido com o matrimônio e a família. Por isso, é importante que estejamos presentes e visíveis no EMF”, escreve a comissão central.
Participação do Movimento
Dois casais de Schoenstatt (da Áustria e da Espanha) foram convidados a participar de mesas redondas como painelistas. A equipe central pede orações por eles.
O Movimento de Schoenstatt estará presente no Congresso de Dublin com um stand duplo no Centro de Eventos. Nele será apresentado o Santuário Lar e algumas iniciativas e projetos, assim como a Campanha da Mãe Peregrina. Também serão instaladas algumas estações do “Caminho Matrimonial” – uma proposta do Movimento de Schoenstatt no qual os casais são convidados a percorrer um trecho onde estão colocadas mensagens para reflexão a dois. Aproximadamente 30.000 pessoas estão inscritas e terão a possibilidade de percorrer esse caminho.
Unidade internacional
Todos os casais do Movimento que irão ao EMF são convidados a estarem conectados, em contato mútuo. Por isso, a equipe de organização pede que os participantes enviem um e-mail ao endereço que se encontra mais abaixo.
Encontro das Famílias de Schoenstatt
No sábado, 25 de agosto, os schoenstattianos se encontrarão em uma paróquia de Dublin; a preparação está a cargo das famílias da Costa Rica. Depois deste encontro, todos irão juntos, caminhando, ao local do “Festival das famílias”.
Todos são convidados, física ou espiritualmente, a participar. Aqueles que necessitam, podem conseguir mais informações por esses contatos internacionais:
América – Pe. José Luis Correa: p.jlcorrealira@gmail.com
Europa – Rosa Maria e Josef Wieland: jrwieland@t-online.de
Rezemos juntos:
“Em Nazaré para os tempos sem abrigo,
Deus quer trazer salvação às famílias
e, benigno, conceder santidade da vida diária,
onde muitos se consagram
à Obra de Schoenstatt”
(Rumo ao céu n°193)