Aniversário do Santuário de Cornélio Procópio
Pamella Carvalho – O Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio/PR, alcançou a “maioridade civil” neste mês. No dia 2 de julho de 2000, a Mãe de Deus fez morada nesta cidade e, desde então, distribui abundantes graças para os que a ela se entregam filialmente. Com alegria e gratidão, no domingo, 8 de julho, toda a Família de Schoenstatt se uniu aos peregrinos para celebrar a tradicional Festa de Aniversário do Santuário.
Os preparativos dessa festa são sempre momentos felizes, onde muitos somam forças para deixar tudo organizado para a recepção dos peregrinos. O dia de festa iniciou com uma caravana, que caminhava com a Mãe Peregrina, a Auxiliar Diocesana, pelas ruas da cidade. Às 9h45min, todos os peregrinos, das diversas paróquias da Diocese de Cornélio Procópio/PR, são acolhidos no Santuário.
Ser luz que acende outras luzes
Estando todos acomodados, dá-se início a uma paraliturgia, onde o Pe. José Kentenich é homenageado pelo seu dia de ordenação sacerdotal (8 de julho de 1910) e também pelo ano jubilar dos 50 anos de seu falecimento.
Às 10h30min iniciou a celebração eucarística, presidida por Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano. Já no início da missa ele fala sobre a fé, a caridade e a necessidade de ambas caminharem juntas. Na homilia, entre os quatro trechos retirados da bíblia, escolheu a primeira leitura para reflexão, lembrando que “a palavra de Deus em si é eficaz, pois, se entra em nosso coração, vai nos transformando”. E continuou: “Onde existe guerra, falta fé verdadeira. (…) Como uma vela, onde uma acende a outra, assim precisa ser nossa fé. Será que a nossa fé está forte para acender outras? Por isso precisamos manter a fé bem forte através da palavra de Deus em nossa vida”. Relembrando os profetas, Dom Manoel mencionou o Concílio Vaticano II, onde foi estabelecido que não só a hierarquia deve agir como profeta, mas todos os batizados, leigos e leigas, falando em nome de Jesus e deixando que Ele haja em suas vidas. “Nossa Senhora foi profetiza. Guardava tudo em seu coração e de sua boca saía somente a palavra de Deus”, completou.
Aqui é bom estar
Mais tarde, após o almoço, acontece a oração do terço, preparada pela Família de Schoenstatt da cidade de Uraí/PR. Como a cada ano, esse momento é surpreendente pelo cuidado com que é produzido. Meditando os Mistérios da Luz, o grupo levou os participantes a contemplarem as fases da vida de Jesus de modo concreto e prático para a atualidade.
Em seguida, o tradicional show de prêmios novamente movimentou não só os schoenstattianos, mas também participantes de vários movimentos e pastorais da diocese procopense e peregrinos de dioceses vizinhas, como Londrina/PR e Jacarezinho/PR.
Há 18 anos muitas pessoas podem dizer “Aqui é bom estar”, a Mãe Três Vezes Admirável fez morada e permanece movida pelas incontáveis contribuições ao Capital de Graças. É por isso que, ao todo, cerca de 5 mil pessoas participaram da comemoração, agradecendo e celebrando a presença da MTA nesses anos de graças.
Fotos: Pamella Carvalho