Primeiro encontro regional do ramo no Nordeste
Evaldo Miguel / Karen Bueno – “Um dos encontros mais especiais e importantes que já vivi, uma experiência maravilhosa estar ao lado de pessoas especiais, conhecer pessoas novas e estar perto do Santuário da Mãe. Foram dois dias de aprendizado”, diz Ildefabio Rocha. Pela primeira vez a atual geração da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) se reuniu a nível regional no Nordeste. Nos dias 30 de junho a 1º de julho de 2018, o grupo se encontrou no Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, na cidade de Garanhuns/PE, com representantes de Mauriti/CE, Olinda/PE e Garanhuns.
Cerca de 35 rapazes participaram do encontro, que tratou, em suas palestras, sobre o Ano Pe. Kentenich, o Projeto ‘Eu Mudo o Mundo’, Liderança, Pioneiros e também sobre o Mini Fórum Regional. Em conjunto, os jovens definiram as pautas que serão levadas ao Fórum Nacional do Ramo e questões internas a serem tratadas.
Francisco Nunes comenta: “No encontro eu aprendi muitas coisas, uma delas é que para mudar o mundo, primeiro eu tenho que mudar meu interior. Também aprendi que para sermos protagonistas, temos que abrir novos olhares para o chamado de Deus. Gostei bastante de cada palestra e aprendi muito, de forma que esses conhecimentos me servirão para toda a vida”.
“Não sou mais o mesmo”
O encontro regional foi acompanhado pelo assessor, Pe. Carlos Alberto Pereira, que aprofundou os conteúdos sobre a pedagogia do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. É essa pedagogia que Cícero Danilo Alves leva para a vida: “Posso falar com toda a certeza que após esse encontro não sou o mesmo. Evoluí bastante e percebi que meus companheiros do Jumas Mauriti também. Uma das principais mudanças que eu posso falar sobre mim é o Capital de Graças. Hoje eu o levo mais a sério, inclusive trouxe um formulário e já estou preenchendo em casa, oferecendo à Mãe. Posso afirmar também que minha fé se edificou mais ainda e só tenho a agradecer”.
O lema nacional do ramo – Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor – é assumido agora com mais ardor pelos jovens do Nordeste. “Posso afirmar que me sinto muito mais forte e com o espírito renovado, assim fortalecendo o homem novo que reside em mim. Estar em Garanhuns, no Santuário da Mãe, com irmãos que eu sonhava um dia conhecer, foi sensacional. Assim como fala no Magnificat, ‘Minha alma transborda de alegria’, uma alegria sem tamanho. Conhecer o Jumas de Garanhuns e de Olinda foi um sonho realizado; eu pensava que seria complicado me relacionar com eles, mas, pelo contrário, era como se já nos conhecêssemos”, diz Arônio Cipriano.
Unidade e vinculação
As músicas do ramo, os momentos no Santuário, as orações em comum, brincadeiras… tudo aproximou a juventude em nível natural e sobrenatural: “Foi uma experiência única em minha vida. Vi que não estamos sós na busca de Deus. Estávamos reunidos em um só nome e as músicas cantadas nos levavam para mais perto de Deus”, conta Silvano Silva.
A vinculação, que era uma das metas desse encontro, foi alcançada, segundo Arthur Correia: “O Encontro Regional do Jumas Nordeste foi uma experiência incrível. Além da excelente formação que nos foi dada, o encontro regional também serviu para fortalecer o vínculo entre todos que fazem parte do Jumas Nordeste. Na ocasião, compartilhamos experiências e também tivemos momentos de forte espiritualidade. Depois do encontro, cada um de nós saiu renovado, fortalecidos na vontade de seguir fielmente o ideal que escolhemos: Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor. Desde já, peço a toda Família de Schoenstatt que reze pelo Jumas Nordeste, a fim de que cresça e lute diariamente pelo ideal”.
Fotos: Geronildo Amorim Júnior