Mais de 20 mil pessoas na Romaria da Mãe e Rainha em Mauriti/CE
Pastoral da Comunicação Mauriti – “Deus escolheu este lugar tão simples, aqui, no meio do mato, e tem feito uma obra maravilhosa. Milhares de pessoas passam por aqui e são tocadas pela sua graça”, narra o Diácono Francisco Alves que, unido a uma equipe de 180 voluntários, organiza a XVIII Romaria da Mãe e Rainha, no Santuário Paroquial da MTA, sítio Gravatazinho, distrito São Miguel, a 18 quilômetros de Mauriti/CE.
Ao cair da tarde desse dia 18 de julho, a multidão ali reunida acolheu o bispo diocesano de Crato/CE, Dom Gilberto Pastana, para a Celebração Eucarística de encerramento dos festejos, iniciados no último dia 8 de julho. O fervor com o qual os peregrinos participam das celebrações, sobretudo o grande número de pessoas, faz da Romaria uma das maiores expressões de fé da região mauritiense. Segundo informações da equipe que faz a segurança da festa, a quantidade de pessoas que chegam de carros, motos, caminhões e ônibus – todos carregados de um grande número de romeiros – aumentou consideravelmente em relação ao ano passado. Em 2017 foram mais de 20 mil pessoas na Romaria.
É no pequeno que surgem as grande obras
Na homilia, Dom Gilberto destaca a identidade do romeiro, segundo a partilha de sua experiência pessoal de caminhada com Jesus: “O romeiro é aquele que caminha com o Senhor e revela aos outros o fruto dessa caminhada, anunciando a sua romaria, a experiência do seu peregrinar e a experiência amorosa que viveu”, disse.
O bispo continua falando sobre a pequenez de cada um e assinalando que a humildade leva a fazer a vontade de Deus e ter o coração aberto para Ele, conhecendo, assim, a Jesus: “Nós estamos aqui porque Deus quer revelar a nós quem é o seu filho Jesus e a sua mãe, a Mãe e Rainha. Devemos sair daqui mais convencidos, seguros e confiantes que valeu a pena estar aqui, porque conhecemos mais a Jesus. Ele nos revela que somos pequeninos e queremos permanecer para recebermos essa graça do Senhor, saindo daqui com a confiança que Deus nos ama”. Segundo Dom Pastana, a Romaria deste ano é o momento de fortalecer essa pequenez e o tempo diante de Deus, para conhecê-lo, amá-lo e estar disposto a assumir a missão cristã.
“Tudo o que eu peço, ela me atende”
Com grande amor à Mãe e Rainha, peregrinos chegam de perto e de longe, percorrendo, muitas vezes, longas distâncias para estar nas terras do Santuário. Na madrugada do dia 18, o frio de 18°C – uma temperatura considerada baixa para a região – não foi obstáculo para os romeiros que saíram em caminhada dos diversos locais rumo a esta terra onde a Mãe de Deus fez morada.
A jovem Thamara Moraes, de 18 anos, é de Brejo Santo/CE e tem muitos motivos para percorrer o trajeto a pé. Seu desejo é agradecer a intercessão da Mãe e Rainha às suas orações, pois, ela conta, seu marido estava sem emprego e pela graça de Deus foi contratado. Além disso, juntos tiveram uma filha e, pela intercessão da Mãe e Rainha, a menina nasceu em paz e hoje é muito saudável: “Minha devoção vem desde pequena, eu acompanhava minha mãe que era muito devota. Com o passar do tempo, fui me tornando devota e até hoje tudo o que eu peço à Mãe e Rainha, com muita fé, ela atende, nos melhores e piores momentos da vida”, diz emocionada.
A Sra. Damiana Dionísio de Lacerda, residente no sítio Macela, próximo ao Santuário, também pediu uma graça e alcançou: “Fiz uma cirurgia e deu certo, hoje estou curada, graças a Deus e à Mãe e Rainha. Eu não sei sequer como posso agradecer por ter alcançado essa graça”, ela conta.
“Eu tenho que vir agradecer”
Entre a multidão ali reunida, estava Antônia. Com 90 anos, a idade não foi um obstáculo que a impediu de participar da Romaria. Ainda que andando com o apoio de um suporte andador e sentada sobre uma almofada para manter o conforto durante a celebração, Antônia diz que, depois de tantos anos participando, não poderia faltar à Romaria: “Eu tenho que vir aqui agradecer. Ano que vem, venho de novo, se Deus quiser”.
Durante o dia, as pessoas formam grandes filas para visitar o Santuário Paroquial de Mauriti e passar alguns momentos junto da Mãe Três Vezes Admirável. No terreno do Santuário há também uma capela maior, onde as pessoas podem contemplar um grande ícone da Mãe e Rainha e de Jesus Misericordioso; em outro espaço, há uma capela para acender velas e tem também o altar maior, no qual são celebradas as missas campais. Nesse dia 18 de julho, participaram da festa romeiros de Salgueiro/PE, Brejo Santo/CE, Juazeiro do Norte/CE, Milagres/CE, Fortaleza/CE, Monte Horebe/PB, Bonito de Santa Fé/PB, Conceição/PB, São Paulo/SP, Abaiara/CE, Crato/CE e Recife/PE.
Unidos a Jesus na Eucaristia, após a missa os fiéis encerraram a XVIII Romaria da Mãe Rainha recebendo a benção solene do Santíssimo Sacramento.
Com informações de Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauriti/CE
Fotos: Pascom Mauriti/CE