Retiro da Liga de Famílias
Eurico Marinho e Márcia Paiva / Karen Bueno – “Vós sois a minha carta de recomendação” foi o tema do retiro anual da Liga de Famílias de Schoenstatt de locais do regional Nordeste. No último sábado, dia 14 de julho, os casais se reuniram no Centro Mariápolis, em Igarassu/PE, com o intuito de vivenciar um dia de oração, reflexão e diálogo entre os cônjuges e com Deus. As cidades de Olinda-Recife/PE, Garanhuns/PE e Natal/RN estavam representadas por casais da Liga de Famílias.
Neste Ano da Graça, dedicado ao Pe. José Kentenich, as palestras e conteúdos traziam a pessoa e a missão do Pai e Fundador mais próximas aos casais da Liga. Juntos, eles partilharam momentos de oração, palestras, reflexões, meditação do terço, dinâmicas, vivência (renovação da Aliança de Amor), adoração, finalizando o retiro com a celebração da Santa Missa.
Shirley e Kleber Carrilho contam: “O dia foi maravilhoso, tivemos vários momentos que nos levaram à reflexão como casal. Ficou gravada para nós a mensagem que devemos nos entregar à Mãe e ao seu filho para que ele nos molde como o barro nas mãos do oleiro, assim vamos nos transformando segundo a sua vontade; é assim nos tornamos pessoas melhores, um casal melhor e melhores pais rumo à santidade diária”.
Protagonistas para este tempo
Pela manhã, os assessores Pe. Pedro Cabello e Ir. M. Claudete Rauen colocaram, em suas palestras, que o Pai e Fundador, com seu carisma, quer formar personalidades livres e fortes para o mundo e que os casais são chamados a ser protagonistas deste tempo. Os assessores despertam a necessidade de viver com consciência e ardor o apostolado e o ideal da Liga de Famílias, aspirando ser “Santuário Vivo de Schoenstatt, um Novo Nazaré, Tabor para o Mundo”.
Meditar a história pessoal, como casal e como família, e descobrir, em cada passo, que fazem parte “do lindo projeto de Deus” é a proposta da tarde. Isso se deu por meio de uma dinâmica chamada “Uma Talha, nossa Vida”. Torna-se marcante, para cada casal, a frase: “Como o barro na mão do oleiro, assim estás em minhas mãos” (Jr 18, 6). Dessa forma, o retiro se desenrolava intenso, repleto de vida, da presença de Deus e da MTA, revestido de Schoenstatt.
A partir do envio, as famílias partem com o desejo de abrir ainda mais o coração, para que a MTA realize sua missão neles e por eles. Na força da Aliança de Amor, o grande desejo é se tornar uma carta de recomendação do Fundador, revelando à Igreja e ao mundo a vida exemplar e o carisma do Pe. Kentenich.