Jovens em saída por uma nova terra mariana.
Guilherme Henrique Ribeiro da Silva – Missionário é aquele cuja vocação consiste em ir ao encontro dos que estão longe da fé, é um desafio confiado a cada um pelo Batismo. Assim, a Juventude Apostólica de Schoenstatt, vinculada ao Santuário de Jacarezinho/PR, se dispôs a trabalhar bastante durante as férias escolares e da faculdade. A cidade de Carlópolis/PR recebeu, de 18 a 22 de julho, a primeira edição da ‘Missão Jovem’ realizada na Diocese; uma iniciativa que partiu carregada de anseios, esperança e muito amor.
Os 64 missionários da Juventude de Schoenstatt são das Dioceses de Jacarezinho/PR e Ourinhos/SP. A Missão teve início com a Santa Missa de envio, às 20 horas, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, presidida pelo Pe. Antônio Carlos Pinheiro. Ele destacou os pontos marcantes da vida em Aliança com a Mãe Três Vezes Admirável e como aplicá-los na prática.
Logo após a celebração, cheios de expectativa, os jovens conheceram suas comunidades missionárias, cujos nomes homenageavam dois heróis de Schoenstatt: José Engling e Barbara Kast. Com muita animação embarcaram rumo ao campo missionário, a cidade de Carlópolis, que fica a 71km de Jacarezinho.
Um presente para o Pai e Fundador
Toda a missão foi impulsionada pelo lema ‘Unidos ao Pai, Juventude em missão’ – um presente para Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, em seu ano jubilar. Durante os dias de apostolado, cada jovem pode imergir e anunciar a vida que pulsa em seu interior, pode falar de Schoenstatt neste ano especial do cinquentenário de morte do fundador. Nas quatro noites de missão, a juventude recordou e aprofundou os marcos históricos de Schoenstatt, com o apoio das assessoras que acompanharam os grupos, Ir. M. Jacinta Donati e Ir. M. Inêz Donatti.
A acolhida na cidade de Carlópolis foi calorosa pela comunidade da Paroquia Senhor Bom Jesus, junto ao pároco, Pe. Edson Mariano da Silva, e o vigário, Pe. Aleandro José da Silva. Os jovens da paróquia, em espírito de unidade, se uniram à Juventude de Schoenstatt e também missionaram, integrando as comunidades.
Somos instrumentos escolhidos
Ser missionário é algo fascinante, pois somos chamados a semear a mensagem de Schoenstatt às famílias, aos jovens, anunciando a boa nova do evangelho, levando a Mãe Peregrina e conquistando corações para Cristo, é o que reflete Juliana Lavorato, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Jacarezinho: “Nessa missão eu realmente pude sentir o que a Mãe de Deus espera de mim. Estava um pouco afastada do Movimento nos últimos meses e desde o envio no Santuário eu tive a certeza de que meu lugar é Schoenstatt, é aqui que eu realmente quero estar”.
Para Ieda Maria da Silva, da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt de Jacarezinho, reitora da comunidade Barbara Kast, “a missão foi um despojar de mim mesma a serviço da Mãe de Deus e a valorização das pessoas e das coisas mais simples. A Missão Jovem trouxe e trará muitos frutos para Schoenstatt e para a Igreja, é preciso que as pessoas conheçam Jesus e sua Mãe Maria. Acima de tudo, a Missão representou para mim uma esperança de que podemos e devemos acreditar nos jovens, para que cada vez mais tornemos nossa pátria uma nova terra Mariana”.
Fotos: Ieda Maria da Silva