Encontro da Comunidade de Oração
Ir. M. Sara Amaral – “Como tem sido meu tempo de oração? Mais do que nunca, precisamos hoje da Mãe de Deus… Que a força de nossa oração ajude a transformar o Brasil em nova terra mariana”. Esse é o desejo do Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, confiado ao grupo da Comunidade de Oração Mariano Eucarística de Schoenstatt (Comes) no último domingo. O encontro do “exército orante” da Mãe e Rainha realizou-se no Santuário de Atibaia/SP, dia 22 de julho, com a participação de diversas cidades. Cerca de 50 pessoas aprofundaram a missão de rezar pelo Brasil, pelo mundo e pela Igreja, como coautores de uma nova ordem social.
As responsáveis pela Comes são as Irmãs Adoradoras, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Elas acolheram seus companheiros de missão, dando as boas vindas e introduzindo as propostas desse encontro. As pessoas que fazem parte da Comunidade de Oração se comprometem a rezar com regularidade, seja na própria casa, na igreja ou no Santuário, pelas intenções do mundo de hoje: por mim e por você, por todos nós.
Por uma nova terra
O conteúdo de formação desse encontro foi aplicado pelo Pe. Francisco Gonçalves, da Diocese de Itapetininga/SP, sob o tema: “Com o Fundador, neste ano jubilar, ser a força orante para uma nova terra mariana”.
Segundo suas palavras, o Pe. Kentenich “não pode ser visto como um homem do passado, mas que seus ensinamentos e sua vida falam hoje para nós e nos levam a refletir o que ele tem a dizer para nós como Comunidade de Oração Mariano Eucarística”.
Pe. Francisco diz que “somos um pequeno exército, até insignificante e despercebido, uma pequena gota no meio deste imenso Brasil”. Apesar disso, com planos ousados: “Estamos no ano jubilar da Páscoa do Pe. Kentenich. Como Comes, que marca queremos deixar no mundo de hoje? Como tem sido meu tempo de oração (aquele para o qual me comprometi)? …O que mantinha o vigor do Pe. Kentenich eram os seus momentos de oração. Ele tinha o desejo de transformar o Brasil em terra mariana. Mais do que nunca, precisamos hoje da Mãe de Deus. Que a força de nossa oração ajude a transformar o Brasil em nova terra mariana”.
A palestra é concluída com uma motivação a ser sal da terra e luz do mundo, mas, antes, o sacerdote afirma: “Quem ama Schoenstatt, ama a Igreja; quem anda nos passos do Pe. Kentenich, anda nos passos de Jesus (o qual ele seguiu durante toda a sua vida). Que não nos deixemos abater pelos desertos deste mundo, mas que o dia de hoje seja para renovar nossas forças e nosso empenho como Comunidade de Oração Mariano Eucarística de Schoenstatt”.
Unidos ao Pai
Um segundo tema trabalhado é a visão do Pe. José Kentenich para este tempo, segundo descrito no livro da Ir. M. Fernanda Balan – “Algo novo está se criando”. Ela complementa a palestra do Pe. Francisco com as palavras do Pai e Fundador sobre diversos temas atuais.
Seguiu-se, então, uma peregrinação ao Santuário e, sob o olhar da Mãe, os membros da Comes participaram de uma pequena adoração e a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Após o almoço, a hora celebrativa do Ano Pe. Kentenich recordou o fundador como Pai e Profeta, como instrumento de Deus para formar um mundo novo.
Partilha de vida
O seminarista Bruno Martins, da Arquidiocese de Sorocaba/SP, participou do encontro e deu seu testemunho sobre a vida de oração e a presença da Mãe e Rainha em sua família. Em um momento profundo, ele contou que, estimulado por Maria, durante mais ou menos três anos rezou pela salvação do casamento de seus pais, que já estavam divorciados. Rezando o terço de madrugada e fazendo jejum, Bruno alcançou a graça. Hoje seus pais estão juntos novamente. Eles recebiam a visita da Mãe Peregrina e desde pequeno Bruno ia à Igreja, participando dos encontros. Sua mãe era missionária da Campanha da Mãe Peregrina e ele passou a pertencer à Campanha Infanto-juvenil.
Sobre esse dia no Santuário, ele diz: “Sei o quanto que a Mãe de Deus se alegrou com o encontro e sei que esse encontro dará muitos frutos em nossa vida. Eu vejo por mim, o quanto Deus falou ao meu coração”.
A Santa Missa, presidida pelo Pe. Francisco, encerrou o encontro. Em sua homilia ele tornou a falar sobre a tarefa de transformar e fazer frutificar esta terra em nova terra mariana.
Todos partiram contentes e agradecidos, de modo especial aqueles que tiveram o primeiro contato com a Comes neste encontro. Prova disso foram as novas inscrições para fazer parte da Comunidade, de todos os que ainda não eram membros.
Quer saber mais?
Para fazer parte do grupo de adoradores é preciso entrar em contato com as Irmãs de Maria:
- As pessoas vinculadas ao Santuário de Atibaia/SP podem clicar neste link para se inscrever
(Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins)
- Quem está vinculado ao Santuário de Santa Maria/RS, clique neste link e preencha o cadastro.
(Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe)
Foto: José Kataoka