Nesse domingo, dia 29 de julho, cerca de 3 mil pessoas participaram da IV Romaria Diocesana do Terço dos Homens Mãe Rainha na Diocese de Viana/MA. O tema deste ano foi: Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5, 9 ). O lema: Por intercessão de Maria o terço dos homens vivencia o Ano do Laicato.
Na romaria, que aconteceu num ginásio da cidade de Buriticupu/MA, Paróquia Santa Rita de Cassia, foi refletido sobre a atuação dos cristãos leigos, dando destaque ao papel evangelizador da família no atual contexto da crise dos valores que a atinge. Na homilia da Missa, o presidente da celebração, Pe. José Ribamar Santos, que representou o administrador diocesano, Pe. Giuseppe Luigi Spiga, destacou que “com a reza do Terço a família recupera a paz que alimenta a esperança de dias melhores para o nosso povo, como fez Maria com o canto do Magnificat”.
Fé e cultura regional
Durante todo o dia as diversas caravanas realizaram apresentações culturais e, com elas, reforçaram os laços de fé vividos no contexto de comunidade. Nesse encontro via-se a beleza da evangelização das famílias com o testemunho da oração do Terço. Também o testemunho de uma vida fraterna que “aprendemos com o evangelho da vida que nos ensina a sermos solidários com os sofredores e necessitados”. O compromisso assumido com essa romaria é de ajudar as famílias em sua organização e na defesa da vida.
O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), na Diocese de Viana, compreende as 27 paróquias e está organizado em duas áreas pastorais: Área do Pindaré e Área dos Lagos. No final do dia houve uma caminhada pela cidade, concluindo com a benção de envio dos romeiros para continuarem sendo sal e luz nas suas cidades de origem.
Com informações de CNBB (por Pe. Antonio Rodrigues) e Diocese de Viana
Fotos: Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis