De mãos dadas com o Pai, a Juventude Feminina se reúne
Ir. Glória Maria Melo – O Encontro Regional da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) do Nordeste aconteceu nos dias 21 e 22 de julho, no Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE. A preparação para esse encontro foi marcada pela conquista da camiseta da Jufem, na qual as jovens rezaram diversas vezes pela unidade do ramo no Nordeste.
As palestras tiveram como fio condutor o lema do ano da Juventude Feminina do Brasil: “Eis-me aqui, Pai: minha mão em tua mão!”.
O primeiro tema foi apresentado por Ir. M. Eliane Cunha, que relacionou essa aspiração da Jufem Brasil com o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (no Panamá em 2019): “Eis aqui a Serva do Senhor”. A palestra também evidenciou o ano jubilar do quinquagésimo aniversário da volta do Pai e Fundador ao lar eterno.
Ir. Glória Maria Melo tomou como base, para a segunda palestra, a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Gaudete et exsultate”, sobre o chamado à santidade no mundo atual. Tema este que fundamentou o que a Jufem Brasil reza diariamente às 21 horas, em unidade nacional: “Rainha dos Lírios, minha santidade pela canonização do Pai e Fundador”.
Minha mão em tua mão
À noite aconteceu uma vivência comemorativa do Ano Jubilar, na qual as jovens recordaram os passos do Pe. Kentenich no Brasil. A primeira passagem do fundador, em território brasileiro, foi no regional Nordeste, no aeroporto de Recife/PE, onde ele fez escala de voo. Recordando esse primeiro olhar do Pai e Fundador que repousou sobre elas, responderam com gratidão: “O Pai me vê, o Pai me ama, o Pai precisa de mim”.
Como a vivência se desenvolveu em três ambientes, para chegar ao segundo, as jovens foram motivadas a fazê-lo em espírito de peregrinação. Assim, espiritualmente elas se dirigiram até a Capela do Fundador, em Schoenstatt, onde o Pe. Kentenich está sepultado – no local da vivência havia uma foto da capela, em torno da qual se rezou à luz de velas. O terceiro ambiente foi o Santuário, no intuito de encontrar-se com o Fundador, que lá estava à espera delas, em sua nova presença. Lá rezaram e ouviram relatos de pessoas que o conheceram.
Mulher à imagem de Maria
As palestras da manhã de domingo foram configuradas com temas relacionados à missão da mulher: “Meu ser feminino na terra mariana”. Adriana Santos, dirigente da Liga de Famílias de Schoenstatt, ajudou as jovens a aprofundarem os conhecimentos sobre o corpo feminino, levando a elas mais detalhes sobre o Método Billings, baseado no autoconhecimento da mulher. Nessa mesma linha, trabalhou-se a conscientização sobre as consequências negativas do aborto: “Eu defendo a vida” por Bárbara Mélo, Suellen Figueiredo e Ir. M. Eliane Cunha, numa tríplice perspectiva: jurídica, biológica e teológica.
Na missa e na oração de envio, as jovens estavam gratas e entusiasmadas, sentindo-se renovadas no empenho de fazer florescer o canteiro de Lírios da Mãe de Deus em todo o regional Nordeste.