Com Maria no coração do Pai, Sião renova a missão!
Sueli Vilarinho – Renovamos nosso Santuário! Agora é oficial: o Santuário Sião do Jaraguá, em São Paulo/SP, será reformado e revitalizado. O impulso se dá no ano de seu jubileu, nos 50 anos da presença da Mãe e Rainha neste pedacinho da grande São Paulo que ela escolheu para chamar de seu. Em 31 de maio de 2019, o Santuário Sião completa 50 anos.
Para as obras começarem, os móveis – incluindo altar, bancos, imagens de madeira de São Paulo e São Pedro – serão enviados aos cuidados dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, que possuem uma marcenaria em Santa Maria/RS, onde originalmente foi feito o nosso altar, em 1968. Lá tudo será reformado.
No projeto de reforma do Santuário também serão restaurados os objetos metálicos, como o símbolo do Espírito Santo, a Lâmpada Sagrada, o Tabernáculo, os castiçais… Uma empresa especializada será responsável pelos banhos de brilho. As estátuas de São Vicente Pallotti e de São Miguel Arcanjo serão restauradas por uma artista plástica. O sino, campanário e telhado também serão limpos e restaurados.
Tempo estimado
Os trabalhos devem levar de 3 a 4 meses. Uma química será aplicada na madeira do altar, de modo que seja visível sua cor original, pois, ao longo dos 50 anos, ela já absorveu químicas de produtos e oxidou por exposição à luz e umidade própria do lugar.
Tudo foi pensado para manter o funcionamento do Santuário. O quadro da Mãe e Rainha será mantido e poderá ser visitado para as orações pessoais. Sua moldura também será restaurada. As missas serão celebradas na Tenda da Unidade, atrás do Santuário, assim como acontece na quarta, nos sábados e domingos. Não haverá restrição de circulação de pessoas, nem cancelamento de missas, mas, em algum momento da reforma interna de paredes, pintura e piso, será preciso evitar o trânsito de pessoas dentro do Santuário por segurança.
Restaurar o coração
A Família de Schoenstatt se empenha pela reconquista física e espiritual de cada peça. O desejo é que, neste tempo de graças, possamos refletir na reforma interior de nosso Santuário, mas também numa reforma pessoal: O que preciso restaurar em mim? O que poderia ficar mais brilhante no meu ser?
Aqueles que têm interesse em colaborar com as obras podem entrar em contato com o Santuário Sião: (11) 9.4550-0208 (Secretaria do Santuário) – Rua Galvão Bueno Trigueirinho, 752.
Palavras do Reitor
Sobre essa mudança, o reitor do Santuário, Pe. José Fernando Bonini, reflete:
Podemos agora acompanhar, olhar o Santuário vazio, pensar como foi antes da inauguração, em 1969. Temos a oportunidade de reviver aqueles que estavam nesse tempo, experimentar os que hoje estão aqui, e também nos sentir como eles, pouco a pouco, uma nova fundação no ano do jubileu.
Somos agora chamados à reconquista deste lugar, que foi conquistado pelos primeiros Padres de Schoenstatt do Brasil e a Família de Schoenstatt local. Como dizia o Pe. Kentenich, após 50 anos é a hora de refundar!
Hoje somos nós os escolhidos por Deus, pela Mãe, para esta contribuição espiritual, material. Que cada pessoa possa se sentir tocado. Nós queremos que todos participem. No Santuário será fixada uma lista com as conquistas necessárias. Que possamos nos sentir parte dessa refundação do Santuário Sião.
Oração jubilar
Motivados com a oração jubilar, peçamos à Mãe e Rainha as graças que hoje nos são necessárias para viver este momento e suas mudanças.
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
Unidos ao nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich, saudamos-te com alegria e gratidão, e contigo, celebramos o jubileu dos 50 anos do teu Santuário Sião!
Cuida que nós, e que todos que nos destes, amemos seu Filho Jesus e vivamos por ele. Que nunca nos falte o empenho e ardor pela Unidade, que sejamos um só Coração no Coração do Pai!
Trazemos o nosso presente jubilar, todos os nossos trabalhos e esforços, nossas orações, nossas conquistas, o nosso capital de graças na preparação desta celebração, mas acima de tudo, nós próprios, nossa fidelidade.
Glorifica-te no Sião! Vence e reina através da pequenez de teus instrumentos! Amém!
Cor Unum in corde Patris
Fotos da desmontagem dos móveis: