Sheila Formigoni – A Liga Apostólica de Famílias do Jaraguá, no Santuário Sião do Jaraguá, São Paulo/SP, realizou na manhã de 5 de agosto, a terceira edição do “Café com diálogo para casais”. O evento contou com a participação de 18 casais e foi preparado pelos casais Alex e Sheila Formigoni, Roberto e Ana Cláudia Gouveia, sob a orientação da Sra. Raquel Padilla, assessora da Liga e apoio dos Dirigentes da Liga Rogério e Lúcia Rocha.
Iniciamos com uma dinâmica com balões, para descontração inicial, mas também para observar se o que ouvimos interpretamos bem. Este é o valor da comunicação. Ouvir, entender e agir. O casal Ana Claudia e Roberto deram o impulso para o diálogo: ” para uma comunicação bem-sucedida e positiva é necessário que o casal tenha Jesus, por meio da oração, em sua companhia.”
Como conversar? Não quero te magoar!
A orientação para o diálogo se deu por uma lista de perguntas, que poderiam ser numeradas de acordo com a dificuldade que cada um encontrava para se comunicar com o outro e vice-versa. Durante o café da manhã, o casal poderia discutir os pontos assinalados.
Foram abordadas questões tão comuns, que incomodam e aos poucos fazem o casal silenciar, como: “Não quero te magoar”, “Não sei falar de mim”, “Você fala muito”, “Não tenho tempo”, “Você muda” e “Assunto?”. Conta-nos o casal Nilza e Sérgio Rodrigues da Silva: “Durante o café, pudemos refletir em coisas que ficam guardadas e nos chamou a atenção, as coisas que deixamos passar, coisas simples que devem ser resolvidas. No final, tiramos um propósito como casal.”
Passeio em casal
Os casais tiveram um tempo para passear, de mãos dadas, no espaço do Santuário, e conversar: Um momento de casal, sem pressa, para então tirar o propósito do diálogo. A Sra. Raquel Padilla vê este Café com diálogo, como um impulso para o diálogo matrimonial, como também é a “hora de Schoenstatt”, uma maneira prática de treinar que o casal para que se comunique e tenha pelo menos um momento para conversar. E, ainda, para que isso se torne uma rotina.
O casal Sheila e Alex foram motivadores desse evento, por 3 anos, e contam: “Encerramos mais este momento de graças, com um sentimento de imensa gratidão, por mais uma vez sermos instrumentos nas mãos da MTA.”
Após uma partilha em comum entre os casais, entregamos nossa manhã à Mãe e Rainha, nos consagrando a ela e os maridos presentearam as esposas com um vaso de flor, no qual estava a frase indicadora: “Invistam no diálogo, pois ele é o combustível para o amor!”