Álvaro Coutinho/Ir.M.Jacinta Donati – No dia 16 de agosto, no auditório do SESC – Jacarezinho/PR, um debate literário lança o livro “Algo Novo está se criando – Sinais dos tempos e profecias ”, uma seleção de textos do Pe José Kentenich, pela autora Irmã Fernanda Balan.
O debate – mesa redonda – com participação especial de Ir. M. Fernanda foi mediado por Ir. Rosa Maria Ruthes, gestora educacional do colégio Mãe de Deus, Londrina/PR, e a participação da Dra. Rosana de Souza Pereira Lopes, Docente da UEL (Universidade estadual de Londrina). A noite contou também com a presença de dezenas de pessoas entre elas membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Jacarezinho, professores e estudantes do Curso de Pedagogia da UENP (universidade estadual do norte pioneiro). Estamos há pouco menos de um mês do Jubileu de 50 anos do falecimento do Pe. José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt, é “oportuno e urgente” discutir sua literatura, refletir e propagar o seu pensar, destaca Irmã Fernanda na apresentação do livro.
O debate começa e a Ir. M. Fernanda apresenta como a realidade do nosso tempo é desconcertante, insegura, e como estamos experimentando a aparente falta de sentido e a incompreensão dos acontecimentos do nosso tempo. Seu livro reúne textos que querem dar uma resposta a essa realidade que enfrentemos, mas também solução social e nos diversos âmbitos da vida humana. Em seguida, Ir. Rosa Maria partilha com os presentes métodos e experiências do seu trabalho como educadora e expõe a cinco estrelas da pedagogia de Schoenstatt e seu grande papel na formação e desenvolvimento humano.
Schoenstatt e a ciência
É nesse contexto que a Drª Rosana nos apresenta a pedagogia criada pelo Pe. José Kentenich e nos provoca uma profunda reflexão, mostrando a necessidade de “dessacralizar” a pedagogia apresentada e levá-la para a reflexão cientifica. Ela expõe que a visão futurística para educação, que Kentenich anunciava e aplicava, já em 1912, é uma oportunidade de formarmos homens e mulheres livres e autônomos, capazes de atuar na sociedade de um modo mais humano, responsável e com amor. Ela termina sua colocação apresentando como ela aplica essa realidade em sua carreira, como educadora há dezenove anos, e deixa um desafio para cada um dos presentes, de levarmos e aplicarmos a mensagem de Schoenstatt, o pensar do Pe Kentenich e sua pedagogia.
Em seguida do debate, Ir. M. Fernanda fez as considerações finais e disse que seu próximo livro será sobre as cinco estralas da pedagogia de Schoenstatt. “Acreditamos e podemos ver nas linhas deste trabalho uma missão para cada um de nós, mas especialmente para o Movimento Apostólico de Schoenstatt em nossa cidade de Jacarezinho e região,” destaca a Assessora do Movimento de Schoenstatt ”, Ir.m.Jacinta Donati.
Guilherme Henrique Ribeiro da Silva, schoenstattiano e Acadêmico do Curso de pedagogia nos fala: “A noite de ontem foi, sem dúvidas, marcante para mim. Toda obra de Schoenstatt, desde a sua fundação, esta envolta na Pedagogia de seu Fundador, com uma pedagogia experimentada na sua própria vida e na pratica cotidiana, com os membros de sua obra. Na sua pedagogia, colocação feita pela professora Rosana, temos claro que as cinco estrelas da Pedagogia de Schoenstatt podem ser aplicadas nas escolas de hoje, nós futuros profissionais dessa área precisamos mostrar para o mundo esse grande pedagogo. ”