Liga de Famílias: Conhecer para amar
Eurico Marinho e Márcia Paiva / Karen Bueno – A Família Internacional de Schoenstatt vive um ano abençoado, dedicado ao fundador, o Pe. José Kentenich, um tempo especial de graças e preparação para o jubileu de ouro do seu falecimento (15.09.1968). Envolvidos nesse clima do “Ano Pe. Kentenich”, a Liga de Famílias do Santuário Tabor da Nova Evangelização, de Olinda-Recife/PE, realizou três encontros aprofundando a vida e a Obra do Pai e Fundador.
Mas, por que falar de uma pessoa que já morreu? “Pe. Kentenich é o fundador da Família de Schoenstatt e a cada dia nos desperta conhecer mais sobre este Servo de Deus, descobrir as passagens de Deus e de Maria em sua vida”, respondem Silvio e Genilza Assunção.
O primeiro encontro aconteceu em abril, abordando o tema “Pe. Kentenich – Um Fundador”. Nele os casais vislumbraram a pessoa do Pe. Kentenich como um homem vazio de si e repleto de Deus, fundador de uma grande Obra para Igreja e para o mundo. Os palestrantes, o casal Eurico Marinho e Márcia Paiva, contaram a história da fundação de Schoenstatt e como a Divina Providência foi conduzindo passo a passo cada detalhe.
Um Pai
O segundo encontro, realizado no mês de junho, teve como tema “Pe. Kentenich – Um Pai”. A reflexão trazia luz à vocação paterna do fundador, aprofundada pelo casal Vanessa Campos e Kleriston Azevedo.
Foi abordada a importância do Pe. Kentenich como Pai do Movimento de Schoenstatt, um Pai que viu a necessidade daqueles jovens seminaristas e, como educador, desenvolveu um trabalho fecundo, levando à fundação do Movimento em 1914.
“Era um Pai que mostra a confiança na Divina Providência, um Pai que tinha muito amor, mas que preservava a verdade e a justiça. Um Pai que não só viveu sua liberdade interior, mas educou seus filhos e a sua família a essa liberdade”, comentam Silvio e Genilza.
Um Profeta
O terceiro encontro aconteceu no domingo, dia 5 de agosto, tendo como tema: “Padre Kentenich – Um Profeta”. Paullu Joseph e Claudia Maria Pontes Barbosa questionaram: o que vem a ser um profeta? Eles respondem que é um homem escolhido por Deus, portador de uma grandiosa mensagem, que dedica toda a vida a realizar a vontade de Deus com o ideal de renovar o mundo em Cristo por Maria.
Segundo o casal, o Pe. Kentenich viveu à frente do seu tempo e sua vida é uma herança para a Igreja e a sociedade. Eles trazem mais detalhes sobre o exílio do fundador e mostram como essa etapa representa uma missão para cada família hoje – dar continuidade ao carisma e à Obra do Pe. Kentenich é uma missão para cada um presente nesse encontro.
Esses encontros levaram cada casal a mergulhar mais profundamente na vida, Obra e carisma do fundador, Pai e Profeta, fazendo crescer o desejo de transmitir sua herança para o mundo.