Ao encontro de um Pai que ama as crianças
Ir. M. Jessica Dombroski / Karen Bueno – Conhecer mais sobre um amigo especial, descobrir curiosidades de sua vida, aprender novas histórias… É isso que desejam os pequeninos da Escola de Educação Infantil Jardim de Maria, de Santa Maria/RS. Os ‘Amiguinhos do Pe. Kentenich’ são um grupo formado por alunos da pré-escola (a partir dos 4 anos), que está sempre descobrindo coisas novas sobre o fundador de Schoenstatt, o Pe. José Kentenich.
Nos anos 90, um alegre grupo de crianças de Santa Catarina tornou-se conhecido no Movimento de Schoenstatt do Sul do Brasil como os ‘amiguinhos do Pe. Kentenich’. No ano passado, a Escola Jardim de Maria – dirigida pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt – retomou o encontro das crianças, com alunos e ex-alunos. Em 2018, por ser o Ano do Padre Kentenich, o trabalho continuou com os próprios alunos das classes de pré-escola, que se esforçam por aprender algo mais sobre seu ‘grande amigo’ Pe. José Kentenich.
Onde os padres moram?
Neste mês vocacional, as crianças estão aprendendo um pouco mais sobre a vocação do Pe. Kentenich. Em meio às propostas realizadas e explicações sobre o que é e o que faz um Padre, que roupa usa na missa, etc., surgiu a pergunta: “Irmã, onde moram os Padres?” A partir desta indagação, as crianças foram convidadas para conhecer a casa dos Padres de Schoenstatt em Santa Maria, que fica próxima à escola. Para esse momento, as crianças se preparam com perguntas e cartões e uma homenagem para o Dia dos Sacerdotes.
Os pequenos se mostravam empolgados no dia da visita. O Pe. Clodoaldo Kamimura recebeu o grupo e os levou à capela, se apresentando para todos. As crianças podiam, então, fazer perguntas, que foram desde questões ‘teológicas’ (Como Jesus Ressuscitou? Como ele aguentou ficar na cruz? Como Deus nos criou?), questões ‘schoenstattianas’ (Para onde o Pe. Kentenich foi quando teve que cortar o cabelo e a barba?), até perguntas sobre a história dos padres e suas famílias, comida preferida, etc. Foi um momento muito produtivo para as crianças.
No coração do Pai
Depois do diálogo, as crianças apresentaram o canto ‘Mãezinha do Céu’ em Libras (linguagem de sinais), acompanhado do fundo instrumental de violino, como forma de homenagear os Padres e pediram muitas bênçãos para as crianças, suas famílias, seus cachorros…
“Irmã, eu quero voltar outro dia aqui!”, dizia um deles na saída. Assim, a experiência levou as crianças a compreenderem um pouco mais sobre a vocação do seu amigo Pe. Kentenich e, desde já, conhecerem novos caminhos vocacionais.