Os corações se elevam ao céu na solenidade da Assunção
Karen Bueno – “Este Santuário de Schoenstatt, lugar de encontro e de oração, a inspiração do Pe. José Kentenich, nesses 50 anos que celebramos de sua morte, e nossa presença aqui, tudo faz lembrar o quanto Maria caminha conosco e o quanto nós queremos caminhar com ela”, diz o bispo de Mogi das Cruzes/SP, Dom Pedro Luiz Stringhini, à multidão reunida no Santuário de Atibaia/SP. Nesse domingo, dia 19 de agosto, quando a Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, mais de 3 mil pessoas visitam a Mãe e Rainha num dia de oração, emoção e gratidão.
A romaria anual da Diocese de Mogi das Cruzes foi coordenada, durante todo o dia, pelo bispo diocesano. Dom Pedro acompanhou desde a oração de abertura, as catequeses e a visita ao Santuário, assim como presidiu a bênção do Santíssimo e a Santa Missa de encerramento.
Ano Pe. Kentenich
No ano jubilar, quem visita o Santuário se depara com capítulos marcantes da história do fundador de Schoenstatt, o Pe. José Kentenich. Os peregrinos acompanham uma vivência celebrativa, recordando os fatos principais de sua vida e o desabrochar da Obra de Schoenstatt para a Igreja e mundo. Ao mesmo tempo, uma catequese forma cada pessoa para crescer no amor e na confiança filial na Mãe de Deus, inspirando-se na vida do Pe. Kentenich.
A parte da manhã, após as vivências do ano jubilar, foi encerrada com a bênção do santíssimo. Também à tarde houve a oração do Terço, preparando o momento solene da Santa Missa.
Adriana Arydes apresentou suas canções no final da romaria
“Por Maria, nós chegamos a Jesus. Com Jesus, o Cristo, nós temos a Salvação”, diz o bispo na homilia. Dom Pedro aprofunda o sentido da festa da Assunção de Maria, também diz: “Como é importante a presença da Mãe de Jesus Cristo, da Mãe da Igreja, da Mãe de cada um de nós, da Mãe Peregrina – com a qual temos que caminhar e não podemos parar – como é importante a sua presença na Igreja”.
Dom Pedro diz que a assunção de Maria dá esperança de um dia também ir ao céu e, para isso, é preciso olhar para ela. “O quanto ela nos leva a Jesus e o quanto Jesus, por meio de sua intercessão – ‘Filho, eles não têm mais vinho!’ – nos oferece o vinho que precisamos, vinho da alegria, vinho novo, vinho do reino de Deus, da Eucaristia, da salvação”.
Um momento esperado pelos peregrinos era o Pocket Show, com a cantora Adriana Arydes, após a Santa Missa. Assim, toda a alegria e gratidão, por esse dia de romaria, subia ao céu em melodias, indo ao coração da Mãe de Deus, Rainha assunta ao céu.