Regional Sul em um dia de retiro e silêncio
Ir. Jéssica Maria Gassen / Ir. M. Rosequiel Fávero – Neste ano em que a Família de Schoenstatt internacional celebra os 50 anos do falecimento do seu Fundador, foram realizados dois retiros abertos em Santa Maria/RS, como presente jubilar para o Pe. José Kentenich. O primeiro foi realizado em maio, com grande sucesso, e o segundo no último final de semana, 18 e 19 de agosto.
A segunda edição do retiro contou com a presença de 43 pessoas, dentre elas, dez vindas de Santa Cruz do Sul/RS, que dedicaram o final de semana para um encontro pessoal com Deus e consigo mesmas pela oração e o silêncio. A ‘Santidade de Todos os Dias’ foi o fio condutor das reflexões. No sábado Ir. M. Clarissa Konrad expôs o tema ‘Vinculação a Deus através da oração’ e o Pe. Clodoaldo Kamimura a ‘Vinculação ao trabalho’. No domingo de manhã, a temática foi concluída com o testemunho do casal Líria e Júlio Reis, que pertencem à União de Famílias, sobre a “Vinculação ao próximo”.
Unidos ao Pai
Durante os dois dias de retiro, momentos de oração silenciosa na Capela do Centro Mariano e no Santuário serviram para interiorizar e assimilar os temas. Como não poderia faltar num retiro, a oportunidade de receber o sacramento da confissão foi um momento especial de graças.
Durante as refeições, a leitura de trechos do livro ‘Santidade de Todos os Dias’ e de uma biografia do Servo de Deus João Luiz Pozzobon ajudou os participantes a penetrarem ainda mais no tema do retiro.
O encerramento se deu com o almoço de domingo. Ainda no final da manhã foi feita a bênção do Santíssimo e o envio solene no Santuário Tabor. Depois, todos se dirigiram diante da estátua do Pe. Kentenich, onde cada pessoa recebeu sua relíquia como lembrança. Esse também foi um momento especial de graças. A experiência do retiro foi tão gratificante, que todos já esperam os próximos para o ano de 2019.