A serviço da Igreja, semeando histórias de alegria e vida
Karen Bueno – Há bandeiras em ‘azul, amarelo e branco’ esvoaçando por Dublin, na Irlanda. Nesses dias de Encontro Mundial das Famílias, 21 a 26 de agosto, casais do Movimento Apostólico de Schoenstatt participam e enriquecem o grande encontro entre pais, mães e filhos de todo o mundo. A começar pelo secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o Pe. Alexandre Awi Mello, que é responsável por acompanhar a realização desses encontros mundiais.
Os brasileiros Vivian e Douglas Moser, da União de Famílias de Schoenstatt, atualmente moram na Espanha e participaram de um painel do Encontro. A oficina que eles apresentaram, na quarta-feira à noite, dia 22, tinha como tema: “Por que casar-se no seio da Igreja? Apresentando o casamento sacramental como um caminho à alegria”. Esse painel se compromete com a singularidade do matrimônio e a alegria cheia de graça que contribui para a vida familiar. “O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal exterior de um compromisso” (AL, 72).
Outro casal schoenstattiano a contribuir nos painéis é Ingeborg e Richard Sickinger, da Áustria. Eles falam sobre o tema “Quem lava os pratos: o Papa Francisco sobre as pequenas coisas que importam na vida familiar”. Esse painel explora as diversas ações diárias simples, que podem enriquecer a experiência de amor na vida familiar. “Só um pequeno gesto, algo pequeno, e retorna a harmonia familiar” (AL, 104).
Famílias de todo o mundo acompanham essas apresentações e visitam o stand preparado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt sobre suas contribuições no campo familiar (como o Santuário Lar, alguns projetos para casais, para pais e filhos, e a Campanha da Mãe Peregrina).
Há schoenstattianos de vários países presentes no encontro, como Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Costa Rica, Escócia, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Romênia. Do Brasil participa o diretor nacional do Movimento, Pe. Ivan Simicic, que é também assessor da Liga de Famílias no regional Paraná e assistente nacional do Instituto de Famílias de Schoenstatt. As experiências que ele vive atualmente na Irlanda serão trazidas e partilhadas com toda a Obra de Schoenstatt para a contribuição de santas famílias schoenstattiana.