Missionários de vários locais vão à casa da Mãe
Valdick Serafim – A Jornada Interestadual da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS), que aconteceu no Santuário Mãe e Rainha de Salvador/BA, reuniu mais de 2 mil pessoas nos dias 25 e 26 de agosto de 2018.
No sábado, dia 25, os peregrinos de Juazeiro/BA e Petrolina/PE foram acolhidos no Santuário para a Santa Missa, às 16 horas. Após a Missa, participaram da palestra “O sentido da peregrinação ao Santuário de Schoenstatt”, falando sobre as graças específicas desse lugar, sua história e missão para este tempo. Maria das Graças da Silva Vasconcelos, coordenadora dos ‘Guardas do Santuário’, aplicou esse primeiro tema. Eles participaram também da formação para missionários, realizada pela Ir. Mirian Rosana Fuck, assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt na Bahia.
Em Aliança com a Mãe
Na noite de sábado todos se reuniram ao redor da Mãe Peregrina para o ‘Momento Mariano’, seguido da adoração ao Santíssimo, no Santuário.
No domingo bem cedo as barracas de lanches já estavam abertas, aguardando os peregrinos que chegavam do interior da Bahia e de alguns estados do Nordeste. Às 9h15min inicia-se a programação do dia, com a oração de chegada, na Tenda dos Peregrinos. Já na sequência realizou-se um ‘Painel Formação’, organizado por Maria Sirley Guimarães, Lilian Colavolpe, Janice Moraes Nascimento, Maria de Lourdes Pedrosa e Maria Luísa de Jesus, para aprofundar conhecimento e espiritualidade.
A Santa Missa de domingo, às 11 horas, foi presidida por Dom Guido Zendron, bispo da Diocese de Paulo Afonso/BA, que presidiu o rito da Aliança de Amor de 35 missionários da Diocese de Aracaju/SE. Houve a renovação das promessas do Batismo durante a Missa e, depois, a Aliança no Santuário, quando cada um ganhou uma pequena imagem da Mãe Peregrina. Todos assinaram o livro da Aliança, encerrando as atividades do turno matutino.
Uma carta de Deus
Pela tarde, antes da Santa Missa, aconteceu uma vivência na Tenda dos Peregrinos com o tema: ‘Leigo Missionário, vós sois a carta de Deus para o mundo’. O impulso dessa vivência leva a se inspirar no Pe. José Kentenich, para formar no Brasil uma nova terra mariana. Em seguida, diante de Jesus, os diversos peregrinos realizaram a adoração ao Santíssimo e encerraram com uma procissão solene ao Santuário.
A Santa Missa, às 16 horas, foi presidida pelo reitor do Santuário de Salvador, Pe. Paulo César Pitombo, que abençoou 14 Santuários Lares de missionários da CMPS da Diocese de Aracaju/SE. A Jornada Interestadual da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é encerrada com o envio dos peregrinos aos seus lares e o desejo de serem uma carta de Deus para o mundo.