Santa Maria/RS recorda a herança deixada pelo Pai e Fundador
O ‘Ano Pe. Kentenich’ chega à Câmara Municipal de Santa Maria/RS. Na abertura da sessão de 6 de setembro, os vereadores foram informados sobre o Ano Padre Kentenich e a importância de Schoenstatt e de seu Fundador para a cidade ‘Coração do Rio Grande do Sul’. No final, foi colocada em votação e aprovada uma moção de homenagem à data jubilar.
Por sugestão da vereadora Celita Silva (Professora Celita), o Movimento Apostólico de Schoenstatt assumiu os 15 minutos da ‘Tribuna Livre’ do dia 6 de setembro. Esse espaço é aberto, pela Câmara de Vereadores, para entidades locais informarem sobre questões importantes para a cidade. A Ir. M. Rosequiel Fávero assumiu essa tarefa, durante a manhã, e falou sobre o ‘Ano Pe. Kentenich’ e sobre como a atuação do Fundador de Schoenstatt ajuda a tornar mais conhecida a cidade de Santa Maria.
“Durante essas cinco décadas desde a sua morte, muitas pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e também do exterior, vêm trilhar os ‘passos do Fundador’ aqui em Santa Maria, que estão no Santuário Tabor e seus arredores”, explicou a Ir. M. Rosequiel, e “sempre que peregrinos vêm à nossa cidade para conhecer o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, o Servo de Deus João Luiz Pozzobon, necessariamente, encontram-se também com o Fundador, tão querido por ele. Muitas das palestras e textos escritos pelo Padre Kentenich, publicados no mundo inteiro e em diversos idiomas, têm a observação: conferência feita em Santa Maria/RS – Brasil”.
Por isso, Ir. M. Rosequiel concluiu que “esses fatos fazem com que ‘Santa Maria’, dentro do Movimento de Schoenstatt e no que se refere a ele, tenha se tornado um conceito, uma referência muito conhecida”. E que, portanto, se justifica falar sobre o Ano Padre Kentenich neste local (a Câmara de Vereadores) tão importante para a cidade (veja a fala completa dela).
Moção de Congratulação
Concluída a Tribuna Livre, a vereadora ‘Professora Celita’ defendeu em plenário que fosse votada uma moção de congratulação, com o Movimento de Schoenstatt, pela celebração dos 50 anos de falecimento de seu fundador, o que foi acatado por unanimidade.
Um pequeno grupo da Família de Schoenstatt, composto especialmente por Irmãs de Maria e Liga de Mães, acompanhou com atenção e alegria o pequeno ato realizado, na certeza que ele colaborou para que o Pai e Fundador fosse ainda mais conhecido na publicidade da sociedade santa-mariense.
No final da sessão, no momento da ‘foto oficial’, alguns vereadores vinham contar suas experiências com a Mãe e Rainha e com o Servo de Deus João Pozzobon. Eles diziam que se alegravam ao ver Schoenstatt na ‘Casa do Povo’ e que aprenderam algo a mais nesse dia.
Este é um tempo no qual o ambiente político brasileiro precisa, com especial cuidado, das luzes do Espírito Santo. O breve espaço de tempo em que o Pai e Fundador pode ocupar lugar no plenário da Câmara certamente foi um sinal de que Schoenstatt tem muito a dar, para que também neste meio se faça ‘a Nova Terra Mariana’.
Fotos: Claudine Friedrich, via Câmara Municipal