No Ano do Pe. Kentenich, mais um dia com Maria
Neusa Rocha / Flávia Ghelardi – O Movimento Apostólico de Schoenstatt da Arquidiocese de Campinas/SP realizou no último domingo de agosto, dia 26, seu tradicional evento “Um dia com Maria”, em sua 20ª edição.
Centenas de devotos da Mãe e Rainha e integrantes da Família de Schoenstatt compareceram ao Ginásio Poliesportivo do Colégio São José, a partir das 13 horas. O intuito desse dia é louvar, bendizer, honrar e agradecer a Jesus e sua Mãe por todas as graças, bênçãos e proteção recebidas ao longo do ano.
Durante a tarde foi apresentado um variado programa, inspirado nas correntes de vida da Igreja no Brasil e da Obra de Schoenstatt: “Padre José Kentenich – sal da terra e luz do mundo para uma nova terra mariana”.
É preciso conhecer para amar
Representantes da Juventude Apostólica de Schoenstatt fizeram a animação e acolhida dos presentes, que chegavam de várias cidades da Arquidiocese: Paulínia/SP, Sumaré/SP, Hortolândia/SP, Vinhedo/SP, Valinhos/SP, Indaiatuba/SP e Campinas.
Os missionários da Campanha da Mãe Peregrina, com suas imagens, fizeram uma “ala de honra” para a solene entrada da Mãe e Rainha, que foi conduzida até um lugar de destaque, decorado especialmente para a ocasião.
Uma entrevista foi apresentada para passar inúmeras informações sobre o Movimento no local, como a conquista de um terreno e o projeto de construção de uma sede para a Família Schoenstattiana da Arquidiocese. Um tema que ganhou destaque foi a relação da Família de Schoenstatt com seu Fundador, Pe. José Kentenich.
A Ir. M. Inácia Bett, responsável pelo Secretariado do Pe Kentenich (para a causa do processo de sua canonização), compartilhou com os presentes fatos sobre a vida dele como instrumento divino nas mãos da Mãe Admirável, com seu carisma paternal e de educador. Ela também esclareceu as etapas de um processo de canonização e as suas exigências para que alguém seja considerado santo. Relatou alguns fatos que foram enviados por escrito ao Secretariado, com graças alcançadas por sua intercessão e novena. Antes de encerrar a sua participação, Ir. M. Inácia motivou os presentes a relatarem e enviarem ao Secretariado as graças alcançadas por meio da ação solícita e protetora do Pe. José Kentenich.
Uma forte experiência de oração
A vivência teve início com o pedido: Mãe mostra-nos Jesus! Viemos para adorá-lo!
A Bênção do Santíssimo trouxe aos presentes um momento de recolhimento e interiorização e foi presidida solenemente pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, Pe. Vinícius de Paula.
Com os corações elevados e num ambiente abençoado, a celebração continuou com a conclusão dos encontros em grupos, realizados anteriormente e preparados para as famílias que recebem em seus lares a Mãe e Rainha. Nessa vivência lembraram os ensinamentos, a vida, a Obra e o cinquentenário da volta do Pe. Kentenich para a casa do Pai Eterno. As famílias receberam uma relíquia do Pe. José Kentenich e rezaram a oração pedindo a sua canonização, enquanto o grupo de canto encerrava esse momento abençoado, cantando “Ele amou a Maria…”, acompanhado por um coro formado pelas vozes do povo… “nós amamos também”.
Nos rostos a expressão de Deus
Após o intervalo, teve início a missa solene presidida pelo vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Amauri Roberto Thomazzi. Em sua homilia, ele destacou a importância de louvar e agradecer a Mãe de Deus, pois a grande missão da Mãe é conduzir todos a seu divino Filho Jesus. Ele também manifestou sua grande alegria em participar com a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Campinas desse momento de graças. Enalteceu o trabalho da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, valorizando o trabalho missionário que ela desempenha dizendo: “A Igreja de Campinas precisa de vocês”! Seu carinho também ficou marcado quando, em outro pensamento, disse: “Se pudéssemos ver o rosto de Deus, com certeza teríamos neste momento a visão do rosto de vocês, neste momento de oração”!
No final da celebração, enquanto o padre aspergia água benta sobre os fiéis, o Pe. Kentenich foi homenageado mais uma vez com o Canto do Hino Jubilar.