Romaria anual renova a herança deixada por João Luiz Pozzobon
Ir. M. Rosequiel Fávero – A 66ª Romaria da Primavera ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, reuniu centenas de peregrinos de diversas dioceses e paróquias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no domingo, 9 de setembro. Um alegre clima primaveril acolheu os peregrinos, que se reuniram junto à esplanada do Santuário para a Santa Missa, presidida pelo bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers. Nesse dia, seguindo um costume iniciado pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon, todos renovam a coroação das Imagens Peregrinas Auxiliares da Arquidiocese de Santa Maria.
Já nas primeiras horas da manhã de domingo, que amanheceu colorido pelas pétalas de flores, espalhadas ao redor do Santuário ainda na madrugada, chegaram as primeiras delegações para a Romaria da Primavera 2018. Uma equipe, composta por voluntárias da Liga de Mães de Schoenstatt e Irmãs de Maria, estava a postos desde as 6 horas para acolher e orientar os peregrinos.
“Abre-te”
A partir das 8 horas, procissões partiram de diferentes pontos da cidade: da ermida da MTA na localidade de Santa Maria, conhecida como o ‘Pé do Plátano’, das ‘Capelinhas branca e rosa’ erigidas por João Pozzobon na periferia da cidade, da Casa Museu João Luiz Pozzobon e da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Nos dois últimos pontos aconteceu também a bênção das flores, levadas pelos peregrinos. As duas Imagens Peregrinas Auxiliares da Arquidiocese de Santa Maria foram conduzidas em procissão, juntamente com a imagem de Nossa Senhora das Dores, cuja paróquia – à qual pretende o Santuário Tabor – iniciava a semana da padroeira com a Romaria da Primavera.
Diante do Santuário, o bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, presidiu a Santa Missa da Romaria acolhendo os peregrinos e afirmando que a visão, a partir do altar, era muito bela: “Um jardim, uma primavera florida para a Mãe e Rainha”. Na sua homilia, Dom Ricardo refletiu sobre os textos bíblicos da celebração. Afirmou: “O Evangelho (Mc 7,31-37) nos coloca a palavra Efata (“abre-te”, em hebraico). Somos surdos quando queremos fazer as coisas sozinhos, quando achamos que não precisamos de ajuda, que não precisamos de Deus. Abre-te, deixa a graça passar! Não seja um cristão superficial. Seja um cristão que acolhe a verdade. O Evangelho nos fala: ‘sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade’. Vai e anuncia esta verdade, (anuncia) este Deus que te enviou. Anuncia Maria ao mundo. Que nesta festa primaveril, nesta Festa das Flores, possamos dizer: ‘Nada sem vós, nada sem nós!’ Efata, abre-te para o amor de Deus e o amor de Maria”.
Uma nova pedrinha para a coroa
Como acontece todos os anos, um momento importante da Romaria é a coroação das Imagens Peregrinas Auxiliares. Como fazia João Pozzobon, cada ano as coroas recebem novas pedrinhas, normalmente ofertadas por devotos, em gratidão por graças alcançadas. Em 2018, famílias das cidades de Tupãciretã/RS e São Vicente do Sul/RS presentearam as pedrinhas e tiveram a alegria de coroar as imagens durante da celebração.
Durante a procissão de oferendas, muitas crianças levavam ao altar as flores ofertadas pelos peregrinos. Um jardim multicor formou-se diante das ‘Rainhas recém-coroadas’.
Com sementes nas mãos
No final da Santa Missa Pe. Vandemir Meister, atual responsável pela causa de beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, explicou o sentido da bênção das sementes: “João Pozzobon conhecia a lida e as dificuldades dos agricultores. Com a bênção das sementes, confiamos a Deus o trabalho de todos aqueles que trabalham para que tenhamos o que comer. Pedimos que seu trabalho seja abençoado e que as sementes germinem, floresçam e produzam. E que também as ‘sementes espirituais’ sejam frutuosas em nossos corações”. Em seguida, Dom Ricardo abençoou as centenas de saquinhos de sementes que, junto com as flores, foram trazidas ao altar na procissão das oferendas.
A programação seguiu com um almoço no Centro Mariano e atividades alternativas. Todos se encontraram novamente diante do Santuário para a bênção eucarística e a para a bênção da saúde, que encerrou um tão lindo dia de romaria. Com um ‘até o ano que vem’, as delegações de peregrinos se despediram do Santuário, levando ‘muitas sementes’ nas mãos e no coração.
Fotos: Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS