Unida ao Pai e Profeta, a Família renova a missão
Júlio Machado / Ir. M. Áurea Dotto / Ir. M. Rosequiel Fávero – A Família de Schoenstatt de Porto Alegre/RS celebrou festivamente o dia 15 de setembro com uma Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brisolin. Antes da celebração, cada comunidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt prestou sua homenagem e entrega ao Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
Dá-me de teu fogo, dá-me de seu espírito de fundador! Esta foi a grande motivação de viver e celebrar 50 anos do retorno ao lar eterno do Pe. José Kentenich. Durante um ano, desde 15 de setembro de 2017, até 15 de setembro de 2018, a Família de Schoenstatt no mundo inteiro aprofundou, refletiu, comentou e celebrou o legado, o pensamento e o carisma do fundador de Schoenstatt. Não foi diferente na Arquidiocese de Porto Alegre.
Gratidão ao Pai
No Santuário Maria Coração da Igreja, no último dia 15, a celebração iniciou com uma sensível homenagem ao Pe. Kentenich, realizada por todos os ramos da Obra de Schoenstatt. Corações felizes, com flores e dádivas de gratidão, aproximaram-se do quadro do Pai e Fundador para felicitá-lo. Grupo após grupo, em número de 12 comunidades: Ligas, Uniões, Institutos, Guardas Nobres do Santuário, Campanha da Mãe Peregrina, sacerdotes e seminaristas expressaram sua gratidão, prometeram fidelidade e se ofertaram em penhor pela fecundidade da Obra de Schoenstatt nos futuros 50 anos. A homenagem seguiu com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Leomar Brustolin e concelebrada pelos padres Paulo Inácio Labres, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, e Heitor Morschel, da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
No início da celebração, ao acolher Dom Leomar e manifestar a alegria de tê-lo em meio à Família de Schoenstatt da capital gaúcha, Pe. Heitor chamou a atenção para o quão significativo era a sua presença nessa celebração: “Em mais de 60 países, hoje, ao longo do dia, a Família de Schoenstatt celebra este jubileu que foi preparado com muita seriedade. E o Senhor é a presença da Igreja neste momento tão importante para nós”.
Amou a Igreja
Em sua homilia, foi a vez de Dom Leomar expressar sua alegria de poder celebrar com a Família de Schoenstatt os 50 anos da Páscoa do fundador. Recordou a frase que o Pe. Kentenich mesmo quis que estivesse no seu sepulcro: “Dilexit Ecclesiam – Amou a Igreja. Como é importante e atual o amor à Igreja, principalmente nesta época de tantas críticas, tantos escândalos. É preciso amar a Igreja como o Padre Kentenich amou”, afirmou Dom Leomar.
Também a dimensão missionária do carisma do Pai e Fundador foi lembrada por Dom Leomar. Recordando que Porto Alegre é considerada a segunda capital mais secularizada da América Latina (só perde para Montevideo, no Uruguai), enfatizou a necessidade de serem todos portadores de fé e esperança. “Schoenstatt em saída! Acho que significa partilhar o carisma que o Padre Kentenich recebeu de Deus e presenteou a sua família! Nós que estamos aqui, ao sairmos, levar mais esperança, mais vida para esta sociedade doente. Confiamos a Maria esta intenção e peçamos que o Padre Kentenich interceda por nós”.
No encerramento da celebração, todos saíram em procissão até o pátio do Santuário, formando uma grande corrente, abraçando a estátua do Padre Kentenich e renovando a Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Ao toque festivo do sino do Santuário, todos receberam das mãos do fundador o envio para viver seu carisma por mais 50 anos.
Um dia tão especial precisava ser celebrado também em família, com uma alegre confraternização e muitas fotos junto à estátua do Pai e Fundador.
Fotos: Marcia Kazumi