E muitos filhos se reúnem no jubileu em Santa Maria
Ir. M. Helena Dal Molin – O encerramento do Ano Padre Kentenich junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, foi uma experiência de Família. A celebração foi realizada em conjunto com os participantes do Congresso dos Amigos do Padre Kentenich (e também dos ‘amiguinhos’), promovido pelo Secretariado pela causa de beatificação do fundador. O dia 15 de setembro foi preparado, de maneira especial, por um tríduo que contou com testemunhos de pessoas que conheceram o Pe. Kentenich.
Às 18 horas todos já estavam reunidos no auditório do Centro Mariano, na expectativa da apresentação dos ‘Amiguinhos do Padre Kentenich’, que abriria a noite jubilar. Este foi o segundo ano em que se realiza, novamente, um encontro com crianças, paralelo ao Congresso dos Amigos do Padre Kentenich, retomando uma feliz experiência dos anos 90. Mais de 40 crianças, entre os 5 e 11 anos, participaram, na sua maioria alunos e ex-alunos da Escola de Educação Infantil Jardim de Maria.
Os presentes para o Pai
Com a originalidade e criatividade própria das crianças, apresentaram o livro recentemente publicado pela escola, ‘A estrela de José’, contando com música e teatro a história do Pe. Kentenich e do Santuário. Como disse uma participante da plateia: “Foi simplesmente encantador”.
À apresentação das crianças, seguiu a Santa Missa solene jubilar, presidida pelo Pe. Vandemir Meister. Concelebraram os padres palotinos Clésio Facco, Moacir Piovesan e Salvador Leandro Barbosa.
Momento marcante foi procissão das oferendas, onde foram entregues todas as dádivas preparadas para este 15 de setembro. A Família de Schoenstatt de Santa Maria ofereceu um livro de ‘presentes espirituais’ ao Pai e Fundador. Este livro permaneceu no Santuário durante todo o Ano Padre Kentenich e nele foram registradas todas as orações e iniciativas apostólicas em prol da beatificação do Pe. Kentenich (por exemplo, 4.909 terços e 3.800 mensagens e imagens do Padre Kentenich divulgadas conscientemente no Facebook e WhatsApp). Um grupo de Nova Prata/RS ofertou um ramalhete com 50 rosas e participantes do Congresso dos Amigos do Padre Kentenich de diversos locais levaram símbolos de sua aspiração para este dia.
Mais do que nunca ele está aqui
Após a Santa Missa, aproveitando uma ‘trégua’ dada pelo clima chuvoso que perpassou Santa Maria durante o dia, todos foram em procissão ao Santuário, onde cada Ramo pode renovar seu compromisso de fidelidade com o Pai.
Este dia tão esperado foi concluído com fogos de artifício e o aleluia de Haendel, acompanhado do repique festivo do sino do Santuário. Um clima de alegria que acompanhou a singela confraternização após a Missa.
No semblante de todos, a alegria da certeza: pode até fazer 50 anos que o Pai e Fundador partiu, mas ele está ‘mais do que nunca’ junto da sua Família.
Fotos: Ir. M. Ivanir Castro / Ir. Jessica Maria Gassen