A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, um encontro e debate entre os presidenciáveis de 2018. A conversa com os candidatos à presidência do país ocorre em Aparecida/SP, com transmissão pelas TVs católicas, a partir das 21h30min.
Transmissão
O debate será transmitido pela TV Aparecida e retransmitido pela Rede Vida, TV Nazaré, TV Evangelizar, TV Século 21, TV Horizonte e TV Milícia da Imaculada. Além disso, haverá transmissão pelo portal a12.com, pela Rede Aparecida de Rádio e pela Rede Católica de Rádio.
O debate eleitoral será mediado por uma jornalista e tem previsão de duração de 2 horas. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas de emissoras de orientação católica, previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.
Confirmaram presença os candidatos Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A assessoria de Cabo Daciolo (Patriota) informou sua ausência, por incompatibilidade de agenda. O candidato Jair Bolsonaro (PSL), por questões médicas, está impossibilitado de comparecer.
Formato
O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, a mediadora fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um bispo designado pela presidência da CNBB.
No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador sorteará o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.
No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas. Os temas serão definidos previamente e será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.
No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto 30 segundos e tréplica em 1 minuto.
No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.