A presença do Pai nas terras do Futuro Santuário Filial de Maringá
Mariane Teles – Como um Pai que está presente ao lado dos filhos, o Pe. José Kentenich sorriu em meio ao céu por ver tantas pessoas da Família de Schoenstatt de Maringá/PR dedicando-se para celebrar seus 50 anos de volta ao Lar Eterno.
Foram 24 horas de orações, vivências, cantos e conhecimento sobre a vida do Fundador, que dedicou sua vida à Aliança de Amor com a Mãe e Rainha e ao Movimento pelo qual doou-se inteiramente. A partir das 16 horas, do dia 15 de setembro, grupos começaram a percorrer os quatro roteiros distribuídos pelo terreno do futuro Santuário de Schoenstatt de Maringá, para colocarem-se ao lado do Pai.
O primeiro roteiro, “Rezar com o Pai”, foi um momento de agradecimento e entrega de orações para a canonização do Pe. Kentenich. Dentro da Capela São Bonifácio, cada grupo rezou dois terços a fim de completar as Mil Aves Marias ofertadas na missa de encerramento. “Conhecer o Pai”, segundo ponto de reflexão, permitiu que a Família pudesse aprender mais sobre a vida e a partida de Kentenich por meio de três vídeos mostrados no segundo ponto do roteiro.
A terceira parada foi para “Sentir o Pai”. Cada pessoa pode ter um momento de reflexão pessoal junto ao Fundador. Livros sobre o Movimento estavam disponíveis para quem se sentisse tocado a ler sobre a pedagogia de Schoenstatt. O que mais marcou esse momento foi ouvir a voz do Fundador ao atender seu telefonema: palavras de inspiração, em meio a uma música calma, que se propagavam no espírito.
Romaria da Primavera
O último ponto “Com o Pai, renovar a Aliança” foi realizado na Ermida, local que simboliza a mais concreta aspiração para a conquista do Santuário de Maringá. Cada pessoa renovou sua Aliança de Amor e recebeu uma “balinha”, recordando os presentes que o Pai gostava de oferecer.
As 24 horas com o Pai e Fundador terminaram com a Romaria de Primavera no domingo, dia 16 de setembro, saindo da Paróquia São Bonifácio com destino a Ermida.
Muitas pessoas rezaram alegres o terço de Nossa Senhora no caminho. O sol e a estrada de terra não desmotivaram o grupo que, cantando, chegou para participar da Missa de encerramento.
O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, foi o presidente da celebração e, com ele, concelebrou o Pe. Valter Brandão, assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt na Diocese.
Dom Anuar fez uma homilia motivadora para os ramos que estavam presentes, em especial a Liga das Mães, que comemora seus 25 anos em Maringá. A missa terminou com a coroação da Mãe e Rainha, que foi coordenada pela Campanha da Mãe Peregrina – um momento marcante que finalizou todo um final de semana dedicado à lembrança e ao amor pelo Pai e Fundador.