A Família Tabor da Esperança, de Brasília, realiza a Semana do Leigo Schoenstattiano
Maura Regina Santana de Jesus – Nas noites da última semana de agosto, de 27 a 31, a Família do Santuário Tabor da Esperança, de Brasília/DF, se reuniu para celebrar a Semana do Leigo Schoenstattiano. A cada dia se recordava o chamado da Igreja ao cristão leigo, como também os ensinamentos do Fundador, Pe. José Kentenich, sobre a missão dos leigos na atualidade.
Próxima à celebração jubilar do falecimento do Fundador, a Família o homenageou durante toda a semana. Esses dias de encontro foram uma dádiva oferecida ao Ano Padre Kentenich, também uma súplica a Deus Pai pela beatificação do Fundador.
Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana
No primeiro dia de encontro, sob a responsabilidade da Liga das Mães, os participantes foram convidados a refletir sobre o tema ‘Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana!’.
As mães enfatizaram as virtudes de Maria, como a Rainha da Família de Schoenstatt, e mostraram que, sob a sua coroa, o seu cetro e o seu trono, ela ilumina a vida de cada um e o inspira nas atividades apostólicas. Consciente da intercessão de Maria, a Liga das Mães atribuiu à Rainha de Schoenstatt o cuidado em ajudar cada schoenstattiano a compreender a sua identidade, a sua razão de ser e de existir.
Vivemos a hora do leigo
A Campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens abordaram, no segundo dia, o tema ‘Vivemos a hora do leigo!’.
Em consonância com a Igreja, foram apresentados pensamentos do Pe. José Kentenich sobre o cristão leigo chamado a ser ‘sal da terra e luz do mundo’. Além disso, os coordenadores da Campanha e do Terço dos Homens deram seus testemunhos sobre a riqueza de ser missionário pela Aliança de Amor. Mostraram a alegria, o prazer, a satisfação interior de levar a Mãe e Rainha às famílias e perceber a fecundidade dessa missão nos lares, nos hospitais, nas igrejas e em tantos outros lugares.
Construindo uma nova sociedade a partir da família
“Salvai a família, custe o que custar!”, essa foi uma das mensagens deixada pelo Instituto e pela Liga de Famílias, no terceiro dia da Semana do Leigo Schoenstattiano.
Instruídos de que “a família é a célula fundamental da sociedade humana” (São João Paulo II) e que ela deve ser a primeira ordem social a ser estruturada (Pe. Kentenich), os participantes foram conduzidos a partilhar alguns conceitos importantes para a vida familiar, baseados na Pedagogia Kentenichiana.
Apesar de a educação ser, hoje, um grande desafio, chegou-se ao consenso que a família deve: viver em Aliança com Deus e a Mãe de Deus e com vínculos sólidos (os pais devem estar sempre presentes na vida dos filhos, amar, dialogar, elogiar, cultivar a alegria e a solidariedade); cultivar o respeito e a consideração, compreendendo que cada pessoa possui suas limitações; valorizar a liberdade e o ideal, para que se possa discernir entre o bem e o mal e se possa atuar com a vontade, tomar decisões e assumir suas consequências.
Vivian Fregonesi, da União de Famílias, comenta: “Podemos ver o quanto é bela nossa formação como leigos schoenstattianos. Cada ramo está colocando um pouco de seu ideal e a herança que nosso Pai e Fundador deixou para cada um, dando-nos testemunhos de quanto é rico o nosso Movimento”.
Eu transformo a sociedade em uma nova terra mariana
O tema ‘Eu transformo a sociedade em uma nova terra mariana’ foi conduzido, no quarto dia, pelas Juventudes Masculina e Feminina de Schoenstatt. Baseada na análise de pequenas atitudes no dia a dia, a Juventude levou os participantes a refletirem sobre o chamado para renovar a sociedade, anunciando a ela os valores de Deus.
Todos que estavam presentes partilharam a importância do cultivo de pequenas virtudes, extraídas do Hino de Minha Terra, ao debaterem sobre o amor, a pureza, a alegria, a liberdade, a veracidade e a vitoriosidade, sob a perspectiva do mundo atual.
Concluiu-se que todos são chamados para esse tempo e que, com coragem, honestidade e coerência de vida, empreenderão a construção de uma nova sociedade.
Pe. Kentenich, sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana
No último dia, os leigos schoenstattianos se concentraram na pessoa do Pe. José Kentenich, motivados pela União de Famílias e União de Mães.
Cada um dos presentes pode recordar os ensinamentos do Fundador a respeito da missão do cristão leigo, em conformidade com a Igreja, neste Ano do Laicato. Segundo a reflexão, para que haja um processo de mudança, inicialmente se transforma o interior para depois transformar a sociedade.
Diante da estátua do Pe. Kentenich, os leigos da Família Tabor da Esperança puderam experimentar um contato mais pessoal com o Fundador. Por meio dos representantes dos ramos, das comunidades e do movimento de peregrinos, entregaram, de forma simbólica, uma carta de compromisso ao Fundador, expressando o desejo de continuar missionando pela Aliança de Amor.
Maria Petronilia Alves, coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina, conta: “A vivência foi ótima, muito rica de informação sobre o nosso Fundador. E a colocação da pedra fundamental na praça foi um momento único. Vou poder dizer que estive lá e participei dessa história”.
No coração dos filhos espirituais do Pe. Kentenich, ecoou o brado: Vamos contigo, Pai. Somos tua Família e tua Aliança é a nossa missão! Diante do Santíssimo, todos agradeceram a Deus e a Mãe e Rainha pelo chamado do Pe. Kentenich ao sacerdócio e por ele ser o instrumento hábil a guiar toda a Família de Schoenstatt.
Lanna Costa, dirigente da Juventude Feminina, diz: “Foi realmente uma semana especial, assumimos nosso compromisso com o Pai, sua Obra, sua missão. Foi lindo e emocionante”.