De um lado o Brasil, do outro, a Argentina. E a Mãe é missionária nessas terras
Mayara Oliveira – Entre os dias 20 e 23 de setembro de 2018 realizou-se a II Missão com Maria, por Maria para Cristo: pela construção de uma nova terra Mariana, do grupo da Missão Jovem Universitária de Schoenstatt, da Diocese de Frederico Westphalen/RS. A missão aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Tiradentes do Sul/RS. O grupo, formado por dez missionários, realizou seu envio no Santuário Tabor Porta do Céu, na manhã do dia 20, na presença do pároco da comunidade a ser visitada, Pe. Rudinei Negri, que acompanhou o grupo durante toda a missão.
Impulsionados pelo lema: “Pela construção de uma nova Terra Mariana”, no primeiro dia os jovens, chegando até a cidade de Tiradentes, iniciaram suas visitas às famílias residentes na comunidade da igreja matriz. Durante a noite realizaram um terço encenado, apresentado à comunidade, e participaram da Santa Missa de abertura das missões. A celebração seguiu com uma ‘caminhada luminosa’ pelas ruas, onde puderam venerar a querida Mãe de Deus. Nessa mesma noite, Pe. Rudinei salientou, na homilia, a importância de Maria na história da Salvação e na vida de cada filho.
Terra de santos mártires
No dia 21, os jovens missionários estiveram na comunidade do Alto Uruguai, uma pequena vila às margens do Rio Uruguai, tendo, do outro lado do rio, a vizinha Argentina. Neste local, a juventude realizou visitas a cada família durante os dois turnos do dia, já a noite, juntamente com toda a comunidade, uniram-se para rezar o Terço, participar da Santa Missa e da caminhada luminosa até o local onde os Beatos Pe. Manuel Gomez Gonzalez e coroinha Adílio Daronch de Nonoai participaram de sua última missa. Após os missionários chegarem até a matriz, foram visitar a escola da cidade, onde realizaram uma dinâmica com os alunos.
No dia seguinte, 22, partiram até a comunidade do Lajeado Bonito, onde continuaram suas visitas às famílias. À noite, tiveram novamente a participação no Santo Terço e na Santa Missa com a comunidade, depois disso aconteceu a Noite Mariana, com oficinas para crianças, jovens e adultos e uma confraternização para encerrar as atividades daquele dia.
Terra que deixa marcas
No último dia de missão, 23, realizou-se a Missa de encerramento, que contou com um momento especial de devoção a Maria. Toda a comunidade de Tiradentes do Sul convidou a Mãe de Deus para permanecer em sua paróquia, através da entronização de um quadro com sua imagem. Esse momento foi marcado por grande alegria, onde os missionários puderam oferecer a terra conquistada durante as missões, em um vaso, no qual plantaram uma flor, em gratidão a Maria, pela boa realização de mais uma missão do grupo.
A comunidade toda foi envolvida nas missões, oferecendo hospedagem, alimentação e acompanhando os missionários. Eles cuidaram, inclusive, de levar os jovens até os lugares mais distantes do centro da comunidade. O pároco, Pe. Rudinei Negri, cuidou de fazer a ampla divulgação, pois em todos os lugares onde os missionários passavam, as pessoas já estavam “esperando” por sua visita.
Para a maioria dos jovens, essa foi a primeira experiência de missão e, por ela, puderam renovar sua fé e levar até cada família um sinal de esperança, para que juntos possam construir a nova terra Mariana, na cidade de Tiradentes do Sul, onde toda a comunidade já é consagrada a Nossa Senhora.