Recordando os 50 anos de falecimento do Fundador
Guilherme Henrique Ribeiro da Silva – No dia 15 de setembro, a Família de Schoenstatt da Diocese de Jacarezinho/PR reuniu-se para celebrar a páscoa eterna de seu Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
Às 18 horas iniciaram as comemorações, na Catedral Imaculada Conceição, acolhendo as cidades da Diocese presentes para essa celebração. Logo em seguida, a vida e Obra do Pe. Kentenich são evidenciadas por meio de uma paraliturgia, em comemoração ao jubileu, momento no qual puderam anunciar um pouco mais sobre esse grande homem.
O momento culminante da hora celebrativa foi a entrada da Mãe e Rainha, adornada de flores, sobre os ombros da juventude e das famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Com essa celebração, todos expressaram o desejo de maior compromisso com a Aliança de Amor.
Ao término da paraliturgia, rezaram implorando muitas e santas vocações para toda a Igreja, especialmente para a Obra de Schoenstatt.
Às 19 horas teve início a Santa Missa, momento culminante do dia jubilar, em ação de graças pela vida e Obra do Servo de Deus Pe. Kentenich. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antonio Braz Benevente, que destacou, na homilia, as virtudes do fundador. “O Evangelho que ouvimos, podemos relacionar com a vida do Pe. José Kentenich que, sem dúvidas, tomou sua cruz e seguiu Cristo até o último instante , através de sua entrega a Maria. Sofreu e foi perseguido, pondo em prova sua Obra e missão. O Movimento de Schoenstatt deve contribuir para Igreja e para o mundo com seu carisma”. Ao termino da celebração, todos renovaram a Aliança de Amor com a MTA e receberam uma especial bênção de envio.
Assumimos a missão
Após a despedida litúrgica, ao som dos sinos da Catedral em festa, formou-se uma carreata rumo ao Santuário. À frente, a MTA e o Pai e Fundador. Chegando ao ‘Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil’ – nome deste Santuário – todos dirigiram cordiais saudações à Mãe de Deus e ao Fundador, depois se reuniram na Tenda, onde assistiram um breve vídeo sobre o Fundador e se confraternizaram.
Ouvindo o seu chamado
“Meu pensamento no teu pensamento, meu coração no teu coração, minhas mãos em tuas mãos!” Às 22 horas, unidos à Família e à Juventude, iniciou-se uma vigília que levou à Aliança Filial do primeiro grupo de apóstolos da Juventude Masculina de Schoenstatt de Jacarezinho. O dia 15 foi encerrado no Santuário, junto da Mãe de Deus, no coração do Pai e na presença de Jesus Eucarístico.
Fotos: Guilherme César / Allan Queiroz