Romaria da Primavera em Atibaia/SP
Attilio Paulo e Cláudia Maria Ferraro – Mais de 5.500 peregrinos visitaram o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Atibaia/SP, no dia 23 de setembro. A romaria das Dioceses de Taubaté/SP e de Santos/SP levou os filhos da Mãe Três Vezes Admirável a partirem cedo, em ônibus, vans e automóveis particulares. Logo ao alvorecer de um domingo, tipicamente de primavera, quando o relógio marcava 9h30min e o sol já brilhava forte, os últimos peregrinos foram acolhidos e deu-se início à peregrinação em direção ao Santuário.
Dentre os grupos, cerca de 3.000 representaram as cidades paulistas de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, São Luís do Paraitinga e Natividade da Serra, que compõem a Diocese de Taubaté.
Ano dos Leigos
Em frente ao Santuário acontece um momento especial, quando grupos de homens, de mulheres, de casais, de jovens e de crianças, representando todos os leigos, são convidados a evidenciar a vocação daqueles que assumiram uma missão como cristãos conscientes e são chamados a ser “Sal da Terra e Luz no Mundo”.
Chegando à Tenda dos Peregrinos, houve a entrega de flores à Mãe e Rainha e, em seguida, a catequese e um momento celebrativo sobre a vida do Pe. José Kentenich, por ocasião dos 50 anos de seu retorno à Casa do Pai.
A manhã foi encerrada com um momento forte de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Tudo por amor
Após o intervalo para o almoço houve a oração do Terço Mariano, com a participação dos romeiros.
Aos poucos a Tenda ia se enchendo para a Santa Missa, que encerrou a Romaria da Primavera na Casa da Mãe e Rainha , onde a estação das flores parece permanecer durante todo o ano.
A celebração foi presidida pelo assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Taubaté, Pe. Ricardo Luis Cassiano. Concelebraram o Pe. Kleyber Freitas do Carmo, da Paróquia Sagrada Família (Taubaté), Pe. Alan Rudz e Pe. Luiz Carlos Benega, da Paróquia de São José (Tremembé), também os Diáconos José Maria Costa Filho e Diác. Carlos Domingos, com mais nove seminaristas. Na homilia, Pe. Ricardo orientou a cultivar sempre mais a virtude da humildade e defender a vida, em especial do nascituro.
Testemunhos de amor à Mãe de Deus não faltaram, como o da missionária Sonia Maria Ramilo da Silva, da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Mesmo com uma fratura exposta no tornozelo, dias antes da romaria, não desistiu. Com dificuldade e muita dor, participou da organização de dois ônibus da Paróquia Menino Jesus, de Taubaté, e compareceu ao Santuário com toda sua família para agradecer à Mãe e Rainha por todas as graças recebidas.
Fotos: Idalina Maria Monteiro