15 anos do ‘Tabor Porta do Céu’
Ir. M. Elisa Görck – A Família de Schoenstatt de Frederico Westphalen/RS celebrou o 15º aniversário do Santuário Tabor Porta do Céu e a abertura do 10º ano da coroação da Mãe Três Vezes Admirável como Rainha da Família. A comemoração foi no último domingo, dia 30 de setembro.
Uma caminhada com a Mãe Peregrina Auxiliar Diocesana abriu a programação do dia, ladeada pelas bandeiras dos ramos e do Movimento Apostólico de Schoenstatt até o Santuário.
Um grupo de ‘pequenas Marias’ (sete Apóstolas) acolheu a ‘grande Maria’. À peregrinação seguiu-se a Santa Missa na Tenda Padre Kentenich, presidida por Dom Antônio Rossi Keller, bispo diocesano, tendo ao seu lado o Pe. Leonir Fainello. Em sua homilia, Dom Antônio ressaltou a importância do empenho pela beatificação do Pe. Kentenich, pois ele viveu heroicamente sua vida cristã, seu sacerdócio. Entre outros, disse: “Seus filhos espirituais são os primeiros que devem pedir, rezar pela sua beatificação”. Mostrou o Santuário como o lar da Família, local no qual, após de 15 anos, se vê os frutos. O bispo também salientou Maria como Porta do Céu, que se mostra no Santuário, que ajuda a construir um mundo novo a partir das famílias, da Eucaristia e da devoção mariana.
Coroação e dança
Após a comunhão, todos se dirigiram ao Santuário para a hora de coroação da Mãe e Rainha, onde as pequenas Marias passaram a coroa de uma para outra. A última entregou a coroa ao Bispo que, por sua vez, coroou a Mãe Peregrina Auxiliar, abrindo o ano jubilar da coroação. Em seguida, Dom Antônio realizou o envio da Mãe Peregrina Auxiliar à paróquia de Ametista do Sul/RS, a fim de iniciar novamente sua peregrinação pelas 21 paróquias da diocese onde está presente a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Ao término da Santa Missa, o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) ‘Rodeio da Querência’ apresentou mais uma vez sua dança temática, na qual eles contaram a história do Santuário de forma animada e criativa (clique para saber mais).
Gratidão
Para esse ‘jubileu de cristal’ a Família de Schoenstatt ofereceu um presente especial à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt: a conquista de um espaço adequado para os peregrinos almoçarem. Assim, o dia também teve seu almoço de alegre convívio familiar!
À tarde, todos foram convidados a ouvir o testemunho do Sr. Ernesto Bandstaetter, do Instituto dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, sobre suas vivências com o Pe. José Kentenich. Entusiasmo e curiosidade não faltaram nessa apresentação.
No final do encontro, um grupo selou a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, uma missionária coroou sua Imagem Peregrina e todos juntos renovaram o compromisso de fidelidade à missão que lhes foi confiada.
Nesse dia, a Família de Schoenstatt experimentou mais uma vez a bondade admirável da Mãe e Rainha, pois de madrugada iniciou uma chuva torrencial, parando somente uma hora antes da caminhada, e só começou a chover novamente, após ter sido concluída a Santa Missa em frente ao Santuário – “Eternamente quero graças dar e sem reservas a ti me consagrar” (Pe. José Kentenich).
Fotos: Pedro Porporti / Ariel Stival / Jamile Cerutti / Soethe e Luara Krasnievicz Dominski