Encontro da Liga das Mães de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade
Maria Conceição Braga – No último dia do mês de setembro, 30, a Liga das Mães das cidades de Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Caeté, Confins, Contagem, Itabira e Mariana, de Minas Gerais, se reuniram para o segundo encontro do ano de 2018.
As mães foram acolhidas e introduzidas, com mais profundidade, nas aspirações do ramo para este ano. Elas também foram presenteadas com um pequeno porta jóias, recordando a preparação para o jubileu de brilhante do ramo.
Durante o encontro a assessora, Ir. Adriane Maria Andrade, falou sobre o chamado à santidade. Ela começa dizendo que o Papa Francisco, mais uma vez, surpreendeu a Igreja e o mundo ao publicar a Exortação Apostólica Gaudete et exultate (Alegrai-vos e exultai). Chamou a atenção para certas colocações do Papa, que vêm ao encontro do modelo de aspiração à santidade proposta pelo Pe. José Kentenich. Ela se referia a viver o presente cumulando-o de amor e que pequenas coisas são pequenos passos para a santidade. Ir. Adriane Maria também diz que as mães são convidadas a “selar a carta da vida de nosso Pai e Fundador”, para que ele chegue a Roma, que seja canonizado. “Cada atitude deve ter o selo de nossa pertença a Deus”, diz ela.
A santidade nas mãos
A assistente da comunidade da União de Mãe no Brasil, Ir. Elvira Maria Perides Lawand, e a Sra. Fátima Gabrielli, da União de Mães, aprofundaram o tema da santidade em seguida. Salientaram que a pedagogia de Schoenstatt ensina a viver a santidade por meio do horário espiritual. Na sequência, apresentaram a comunidade que representam e os requisitos para ingressar nela.
Na parte da tarde, as mães da Arquidiocese de Belo Horizonte organizaram a eleição de sua dirigente de ramo, para os próximos dois anos. As mães das outras Dioceses participaram de uma cantata mariana, apresentada pela cantora Fátima Gabrielli. O encerramento do dia foi com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Angelo José Salvador, do Santuário São Judas Tadeu, de Belo Horizonte. Esse é o cume de um dia marcado por elevadas aspirações e o grande desejo de viver a santidade dia a dia, nas pequenas coisas da vida.
Fotos: Poliane Bôsco