“O que para muitos é loucura, para nós é AMOR”
Leonardo Rodrigues – Em Schoenstatt o espírito de sacrifício se faz presente a todo o momento. O mesmo se intensifica quando envolve uma conquista espiritual. Com a Fackellauf Brasil 2018 (corrida e missão) não poderia ser diferente. Nos dias 28 a 30 de setembro, cerca de 60 integrantes da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) correram do Santuário de Schoenstatt Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, até o terreno do futuro Santuário de Schoenstatt em Maringá/PR. Enquanto isso, a Família de Schoenstatt realizou paralelamente ao evento a “Fackellauf Missão”.
A missa de envio (28), em Londrina, foi marcada pela presença da geração fundadora da Juventude Masculina na Cidade Canção (Maringá). Com uma corrida de aproximadamente 10 quilômetros, chegaram ao ponto do primeiro acampamento dos corredores. As tochas, vindas de Schoenstatt/Alemanha, traziam não apenas o fogo da Pira de Londrina, mas sim o fogo de Cristo ardente no coração de cada integrante ali presente.
Pegadas rápidas e o fogo nas mãos
Antes do nascer-do-sol, no dia seguinte (29), os corredores já estavam de pé. Alimentados de corpo e espírito, levantaram acampamento e puseram o pé na estrada. Parando apenas para o almoço e para a troca de turno das equipes no distrito de Campinho. Os jovens terminaram o dia em Mandaguari/PR, onde puderam recarregar suas energias e se preparar para o dia seguinte.
Dia 30, domingo, terceiro e último dia de corrida. O sentimento de estar chegando cada vez mais perto da conquista da Pira de Engling, em Maringá, dava ânimo e ardor para continuar. Com a chegada à Paróquia São Miguel (Maringá), os nervos estavam à flor da pele e a ansiedade a mil. Após a acolhida preparada pela comunidade, no início da tarde, todos os integrantes saíram rumo à Catedral da cidade, em seguida à capela a qual o Santuário pertence, mesmo embaixo de água. E, por fim, ao embalo da música “Jumas Somos Nós”, marchamos rumo à pira. A euforia na recepção do terreno, pelos missionários, foi grande. Foram pegos de surpresa. E, mesmo com a chuva, todos se uniram para cantar o “Himno de Fraz Reinich”, findando o trajeto e comemorando por essa conquista.
Cada um colocou o melhor de si
Após esse momento sublime e inesquecível, todos foram se preparar para celebração, que foi rodeada de emoção e vozes embargadas. Em cada discurso e leitura, a emoção se aflorava ainda mais. Ao final da missa, os líderes da corrida seguiram em uma corrida rumo à pira, onde foram depositadas todas as contribuições ao Capital de Graças realizadas desde o começo das preparações para a Fackellauf Brasil 2018. Essa preparação, por sinal, teve um empenho enorme de toda uma equipe, que há meses deu seu suor para que tudo isso acontecesse. E principalmente, da Juventude Masculina local.
Segundo Flávio Dias, líder da corrida, esse foi um evento inesquecível: “A Fackellauf foi um evento de grande importância, especialmente para nós, do Jumas de Maringá, que 20 anos após a nossa fundação conquistamos a pira, um dos primeiros símbolos do nosso futuro Santuário. Isso por si só já é uma grande alegria, mas ver a forma como a Mater se utilizou de pequenos instrumentos para fazer algo tão grande é muito gratificante. Hoje posso ver que realmente a Fackellauf Brasil foi um desejo da Mãe de Deus e quão bela é a aliança que selamos com a Mãe, onde entregamos o pouco que temos e ela o transforma em algo grandioso. Assim também vemos José Engling, que em sua pequenez fez coisas grandiosas, sendo para nós exemplo de heroísmo e santidade”.
Já para o Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, assessor do Jumas no Regional Paraná, este evento foi o melhor do ano: “A Fackellauf foi incrível porque cada um colocou o melhor de si, com ânimo e coragem, mesmo debaixo de chuva. Fiquei muito orgulhoso de todos. Foi a melhor atividade do ano do Regional Paraná! Continuem firmes, levando para a vida diária os impulsos desses dias”.
Incendiando a todos com o fogo de Cristo
Durante todo o período em que os meninos estavam correndo, a Juventude Apostólica de Schoenstatt, juntamente com as Irmãs de Maria, Ir. M. Jacinta Donati e Ir. Elisa Maria Silva, missionaram o perímetro em torno do terreno do Futuro Santuário de Maringá. Em todo momento os missionários contaram com o apoio da Liga de Família nos preparos das refeições e demais atividades.
Quais serão os frutos dessa Fackellauf? Flávio responde com um sentimento de realização: “Isso só o tempo dirá, mas, com certeza, essa chama de Cristo que ardeu no coração de Engling também hoje arde em nossos corações”.
O que essa Fackellauf Brasil 2018 representou para todos que participaram desse evento?
A resposta é simples e clara: FIZEMOS PARTE DESTA HISTÓRIA. História esta que vai permanecer gravado em nossos corações com letras de sangue e fogo. Pois a Mãe de Deus se fez presente a todo instante. O que para muitos é loucura, para nós é AMOR. Pois tudo é para ela. Pois deixamos a nossa marca na conquista do futuro Santuário do Brasil. Com Engling, nosso exemplo de herói, queremos ser a tocha que arde nos corações juvenis, incendiando a todos com o fogo de Cristo.