Campinas/SP: 15 imagens Peregrinas visitam as crianças de um colégio
Flávia Ghelardi – Cerca de 150 alunos do Colégio Nautas, do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, além de professores, funcionários e alguns pais se reuniram para uma ocasião bem especial. No dia 21 de setembro, foi realizada a Santa Missa de envio de 14 imagens da Mãe e Rainha, pela Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt infanto-juvenil, também o envio de uma imagem eventual, que peregrinará entre os professores e funcionários.
A missa foi realizada na quadra do colégio, que fica na cidade de Campinas/SP, e presidida pelo Pe. Luiz Henrique Ferreira, consagrado da Comunidade Católica Pantokrator. Toda a liturgia foi preparada pela coordenação e direção do colégio, com o envolvimento dos professores e alunos. No final, houve a bênção das imagens e a oração de compromisso, rezada pelos missionários.
Desde o maternal
Uma característica própria dessa escola é ter a figura do ‘Casal Encarregado de Classe’ (CEC). Cada classe possui um casal, pais de alunos, nomeado pelo Diretor, que tem como principal missão unir os pais em torno do projeto educativo do colégio, incentivando-os a se conhecerem mutuamente e construírem sólidas amizades.
Assim, foi possível abrir uma exceção para que as turmas, desde o mini-maternal, também pudessem ter uma imagem peregrina, sendo os filhos desses casais, os missionários, e os pais, os adultos responsáveis para garantir que a imagem peregrine corretamente entre os alunos que desejarem, com o apoio do professor de cada turma.
Um lar nos pequenos corações
Regina Fernandes, mãe da Leticia (3 anos) e Elena (12 anos), conta que a pequena Letícia voltou para a casa muito animada com a sua imagem peregrina e não parava de beijá-la… Mesmo ainda tão pequena, já sentiu a importância de trazer a Mãezinha do Céu para ficar em sua casa.
Erika Lemos, mãe de três alunos, relata: “Valorizamos muito todas as iniciativas do colégio que fomentam a formação espiritual de nossas crianças. Achamos muito valiosa a peregrinação de Nossa Senhora de Schoenstatt em nosso lar, é por meio dessas práticas de piedade que ensinamos nossos filhos desde o início sobre a relação com Deus e a espiritualidade”.
Mini-missionários
Outra peculiaridade do Colégio é a presença de muitas famílias numerosas, algumas com mais de dez filhos, então acontece de no mesmo dia, uma mesma família receber a visita de mais de uma imagem peregrina, por causa dos irmãos. Assim também, essas famílias, por possuírem muitos filhos, acabam recebendo a Mãe Peregrina praticamente durante todo o mês.
Ranieri Marinho de Souza, diretor geral do colégio, diz estar muito feliz com essa devoção e deseja que ela esteja cada vez mais presente no dia a dia da escola. Disse ainda que pretendem, já a partir do mês de outubro, celebrar uma missa mensalmente em honra à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt nas dependências do Colégio, nos moldes da missa de envio.
Vários testemunhos foram partilhados nesses primeiros dias de peregrinação, entre eles esse: uma missionária das turmas mais jovens percebeu que uma amiguinha não estava na lista para receber a imagem. Foi perguntar e a amiga respondeu que a mãe não tinha deixado, porque a família não era católica. Então a missionária perguntou se a menina gostaria de receber a visita, que, se ela desejasse, falaria com sua mãe. A menina concordou e no fim da aula, quando a mãe veio buscar, perguntou se ela deixava sua amiga receber a imagem. A mãe disse que achava que não poderia receber, porque não eram católicos. Quando o coordenador disse que não haveria problema, a mãe aceitou e a menina entrou na lista da turma.
1 comentário