O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida terá um casal do Instituto como consultores
A Santa Sé anunciou hoje, 6 de outubro, os nomes dos membros e consultores do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nomeados pelo Papa Francisco. Entre esses estão Luis Jensen e Pilar Escudero, do Instituto de Famílias de Schoenstatt do Chile.
O Estatuto do Dicastério afirma, no art. 3, que:
1. “O Dicastério tem em seus próprios membros, incluindo fiéis leigos, homens e mulheres, solteiros e casados, empenhados em diferentes campos de atividade e provenientes de diversas partes do mundo, para que reflitam o caráter universal da Igreja”.
2. “Tem seus próprios consultores”.
Hoje é anunciada a nomeação dos 25 membros (à qual se juntam três cardeais já nomeados em dezembro) e 26 consultores. Todos os compromissos são para o prazo de cinco anos. Entre os 28 membros: oito cardeais, dois bispos, um religioso, três casais e onze leigos; entre os 26 consultores estão sete sacerdotes, quatro religiosos, dois casais e onze leigos.
Da Família de Schoenstatt
Luis e Pilar, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, tem uma atuação concreta na vida da Igreja já há algum tempo. Pilar tornou-se assessora do Vicariato de Pastoral da Arquidiocese de Santiago, no Chile, e membro do Pontifício Conselho para os Leigo. Luis é ginecologista e obstetra, membro do Centro de Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Chile e fundador da Fundação Médica Porta Vitae.
Juntos, participaram do encontro do Celam em Aparecida, no ano de 2007, trabalhando com o Papa Francisco (Cardeal Jorge Mario Bergoglio na época) e com o Pe. Alexandre Awi Mello (Padre de Schoenstatt e hoje secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida).
Em 2014, Pilar e Luis planejavam viajar a Schoenstatt, com a família, para a celebração do centenário da Aliança de Amor. Porém, um chamado inesperado mudou seus planos. O Papa Francisco os convidou para participar do Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a família; assim, junto com outros 13 casais do mundo todo, eles acompanharam e auxiliaram nos trabalhos do Sínodo, sobre “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Unidos em Aliança, como uma só Família, rezemos pela missão que esse casal inicia no coração da Igreja.
Para ler o comunicado oficial clique aqui
Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa