Croácia conquista seu segundo Santuário Filial de Schoenstatt
O arcebispo Dom Djuro Hranic inaugurou na cidade de Ivanovci, região nordeste da Croácia, o novo Santuário Filial da Mãe, Rainha e Vencedora três Vezes Admirável de Schoenstatt, em 15 de setembro de 2018. O dia foi escolhido com cuidado especial: a data marca os 50 anos da morte do fundador do Movimento Apostólico, Pe. José Kentenich. Assim, a Família de Schoenstatt croata poderia unir as duas celebrações. E ainda mais: também comemorar os 20 anos da Campanha da Mãe Peregrina neste país.
Celebração na véspera
A celebração de consagração e bênção do Santuário começou na noite anterior, com uma vigília: a Família de Schoenstatt ofereceu suas contribuições ao Capital de Graças pela conquista desse novo local de graças.
No dia da inauguração, o programa começou com uma celebração da Campanha da Peregrina e, à tarde, a Ir. M. Ramona Schneider realizou uma atividade com as famílias, apresentando um pouco sobre o que o Pe. Kentenich significa para as pessoas hoje e a atualidade de sua missão. Durante o dia, um livro foi lançado, em língua croata, com muitos testemunhos sobre as conquistas da Mãe e Rainha de Schoenstatt nessas terras, na vida de diversas famílias.
Um convite e a Aliança renovada
Às 15h30min o dia da festa culminou com a bênção e consagração do Santuário de Schoenstatt. Além do atual arcebispo, participou também o arcebispo emérito, Dom Marin Srakic, que nasceu na cidade de Ivanovci e ali viveu sua infância. 24 sacerdotes concelebraram a Santa Missa, incluindo o padre carmelita Drago Maric, em cujos braços o Pe. Kentenich faleceu.
Um momento particularmente impressionante foi a consagração do altar e a procissão com a imagem da Mãe e Rainha. Nessa ocasião toda a Família de Schoenstatt croata convidou a Mãe para fazer morada em seu novo Santuário.
Um só coração no Pai
Entre 1.500 e 1.800 peregrinos estiveram nessa celebração. Participaram pessoas de todas as partes da Croácia, da Bósnia-Herzegovina, assim como do exterior: Suíça, Áustria e Alemanha. Havia também o Pe. Deogratias Maruhukiro, o primeiro Padre de Schoenstatt do Burundi, bem como o Pe. Joselo Zabala, chileno e membro do Conselho Geral dos Padres de Schoenstatt.
Uma grande estrutura foi montada para esse dia, com a cooperação dos moradores de Ivanovci: Bombeiros e membros do clube de pesca ajudaram muito. Assim, o atual lema da Família de Schoenstatt croata foi concretizado: um coração no Pai.
Um Santuário que é apoiado por membros do Movimento
Muitos contribuíram materialmente, mas, acima de tudo, espiritualmente, para que o novo Santuário fosse conquistado e a Mãe de Deus pudesse lá habitar. Ele não está sob a responsabilidade jurídica de algum Instituto ou comunidade de Schoenstatt, mas é exclusivamente mantido por membros do Movimento, por uma associação de leigos – voluntários que trabalham por amor à Mãe, com fidelidade e perseverança.
No dia seguinte à inauguração, no domingo, 16 de setembro, houve a primeira missa, celebrada em sinal de gratidão, com 200 peregrinos que permaneceram na cidade e os líderes locais do Movimento.
Com informações de schoenstatt.de, por Pe. Christoph Horn
Fotos: Ladislav Padjen / Tomislav Simosic – via schoenstatt.de