Confira a mensagem do Lucas Galhardo, do Jumas, e dos Bispos de língua portuguesa
Catorze sínteses, seis línguas, e um tema: a escuta. Deste modo articula-se o trabalho dos Círculos Menores sinodais, centrado na primeira parte do Instrumentum Laboris, na quinta Congregação geral do Sínodo, realizada na manhã desta terça-feira, dia 9 de outubro.
O Pe. Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, conta mais (via jovensconectados.org.br):
Os sinodais trabalharam por grupos linguísticos – foram mais de 14 grupos. O assunto de pauta continua sendo a realidade juvenil. Cada membro de grupo partilha a sua realidade e sua experiência pessoal, ao mesmo tempo também compartilha a realidade juvenil do seu país.
Aqui vale a pena lembrar que o material de base desses trabalhos são as compilações das pesquisas respondidas pelos jovens de cada país, material recolhido das questões do site do Vaticano, o seminário com especialista que aconteceu em agosto de 2017, o seminário com os jovens que aconteceu em março de 2018 e as contribuições que cada sinodal enviou antes do Sínodo, ou seja, todo esse material já estudado pelos sinodais permitem esse debates.
Essa é uma semana muito esperada por todos, pois no sábado acontece a canonização do Papa Paulo VI. Ele foi o primeiro Papa na história da Igreja a fazer viagens internacionais. Garantiu a solidez da Doutrina da Fé num período marcado por corrente ideológicas. Encerrou as conclusões do Vaticano II. Será canonizado do dia 14 de outubro na Praça de São Pedro Roma. Um momento muito especial para os sinodais e toda a Igreja.
Rezamos uma Ave Maria para esse grande momento de fé da nossa Igreja.