Vida e Obra do Fundador de Schoenstatt num congresso internacional
Karen Bueno – Um grupo de brasileiros está presente no 1º Congresso Teológico Pe. José Kentenich, que inicia hoje, dia 11 de outubro, em Santiago do Chile. Esse Congresso é parte das celebrações do Ano Pe. Kentenich, com o intuito de aprofundar o pensamento e a Obra do Pai e Fundador neste campo de estudo.
Entre os brasileiros presentes estão o Pe. Ailton Brito Alves, de São Paulo/SP (Instituto dos Padres de Schoenstatt), a Ir. M. Margarete Gonçalves, de Atibaia/SP (Instituto das Irmãs de Maria), Edson Pieralisi, de Londrina/PR (Instituto de Famílias). Também está presente um grupo de Brasília/DF: Silvio e Ironi Dala Rosa (Instituto de Famílias), Ana Paula Trinidade de Moraes Diniz (União de Mães); Emília S. T. Kay e Neuza Maria Portilho Galdino (Liga de Mães), Rita de Cássia R. da Silva (Campanha da Mãe Peregrina) e Ir. M. Clades Schwengber (Instituto das Irmãs de Maria).
Para Silvio e Ironi, a visão teológica do Pe. Kentenich é importante “porque traz uma nova dinâmica para a vida cristã do leigo, tanto para a vida em sociedade como para a vida da Igreja”. Eles acrescentam que “é possível ser e viver como cristão mesmo nas situações adversas do tempo em que vivemos. Levar Deus a todos os ambientes em que vivemos e entregar a Deus o tempo em que vivemos”.
Para nos apropriarmos de sua visão
Ir. M. Clades, que tem formação em Teologia, acentua a importância desse Congresso para a Obra de Schoenstatt; ela diz que é necessário “aprofundar a visão teológica na perspectiva de nosso Pai e Fundador nos diversos aspectos: personalidade carismática do Pe. Kentenich, sua missão mariano-patrocêntrica; a visão de homem novo para uma nova sociedade/comunidade; estar conectados aos sinais dos tempos e, pelo reconhecimento da agraciada história vivida, identificar, à luz da fé prática na Divina Providência, a continuidade da missão”. Além disso, complementa: “No Dilexit Ecclesiam do Pe. Kentenich, compreender mais profundamente a imagem da Igreja pós-conciliar! Igreja Família de Deus, uma Igreja peregrina, dinâmica, solidária, fraterna, mariana, aberta às necessidades das tempos! Ancorada no Magistério, na Tradição, e situada no tempo”.
O Congresso acontece de 11 a 14 de outubro de 2018, no Santuário de Bellavista, em Santiago. A iniciativa partiu do Instituto dos Padres de Schoenstatt, com o propósito de aprofundar o pensamento do Pe. Kentenich para, assim, seguir comunicando-o, como escreve o superior geral, Pe. Juan Pablo Catoggio: “O congresso quer ser um espaço para nos confrontarmos com seu pensamento e nos apropriarmos de sua visão, de quem cremos ter sido um profeta para nosso tempo, em um diálogo schoenstattiano, aberto a profissionais e acadêmicos convidados, de diversos âmbitos, para uma sempre necessária e renovada compreensão de seu carisma para os tempos de hoje”.
Para mais informações acesse: congresoteologicokentenich.cl