Pesquisas e reflexões acadêmicas sobre um Pai, um fundador e um profeta
Silvio e Eroni Dala Rosa – O Congresso Teológico Padre Kentenich, realizado no período de 11 a 14 de outubro de 2018, teve a participação de um público de diferentes culturas e nacionalidades: Chile, Brasil, Espanha, Alemanha, Costa Rica, Equador, Argentina, Peru e Nigéria. Esse encontro aconteceu em Santiago, no Chile, junto ao Santuário de Bellavista.
O congresso teve como primeiro propósito aprofundar, à luz da fé e do rigor científico, a vida e o pensamento do fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Foram eleitas quatro áreas de estudo: a biografia de José Kentenich, sua antropologia, a história e “os sinais dos tempos” e sua eclesiologia.
Em segundo lugar, proporcionar um encontro entre quem estuda e trabalha com temas relativos ao carisma kentenichiano, para constituir redes acadêmicas que permitam desenvolver futuros seminários, congressos e publicações a partir do pensamento do Pe. Kentenich.
O anseio de conhecê-lo
Em meio ao congresso realizou-se um ato comemorativo dos 50 anos da partida do fundador. Esse momento foi celebrado na Pontifícia Universidade Católica do Chile.
A figura do fundador e sua missão vão sendo reveladas aos poucos, conforme o tempo em que se vive e entende sua missão a partir do momento presente. Deus busca o homem, se revela e presenteia a si mesmo.
A Ir. M. Clades Schwengber salienta: “Saímos deste Congresso muito enriquecidos pela profundidade do carisma de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Estamos cientes de que necessitamos estudar ainda mais para conhecer, compreender, amar e anunciar com fidelidade a grande missão profética que nos foi confiada para as futuras gerações”.
Os brasileiros que participaram desse Congresso foram o Pe. Ailton Brito Alves, de São Paulo/SP (Instituto dos Padres de Schoenstatt), a Ir. M. Margarete Gonçalves, de Atibaia/SP (Instituto das Irmãs de Maria), Edson Pieralisi, de Londrina/PR (Instituto de Famílias), a Sra. Maria Augusta Landgraf (Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt), o Pe. Pedro Cabello, chileno e diretor do Movimento no Regional Nordeste brasileiro, e os seminaristas Rafael Flausino, Rafael Mota, Gabriel Oberle, Maike Andrade e Gustavo Hanna. Também estava presente um grupo de Brasília/DF: Silvio e Eroni Dala Rosa (Instituto de Famílias), Ana Paula Trindade de Moraes Diniz (União de Mães); Emília S. T. Kay e Neuza Maria Portilho Galdino (Liga de Mães), Rita de Cássia R. da Silva (Campanha da Mãe Peregrina) e Ir. M. Clades Schwengber (Instituto das Irmãs de Maria).
Um motivo de alegria para todos é que o próximo Congresso Teológico já tem data marcada: será realizado no ano de 2021, em Córdoba, na Argentina. Na pessoa do fundador e seu carisma, que é transmitido pelo Espírito Santo, para o bem de toda a Igreja, somos chamados a assegurar a vitalidade de sua experiência do Deus da vida e da história.
Materiais do Congresso
Os materiais do Congresso Teológico estão disponíveis para download no site: congresoteologicokentenich.cl