200 pessoas selam a Aliança no aniversário do Santuário
Álvaro Coutinho / Ir. M. Jacinta Donati – Emoção, fé e muita gratidão à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é o que emanava de tantos olhares, das milhares de pessoas que passaram pelo Santuário de Jacarezinho/PR, do dia 18 a 21 de outubro, durante as comemorações do seu décimo aniversário.
Rumo aos 10 anos
Em 2017 a Família de Schoenstatt de Jacarezinho, dioceses vizinhas e cidades vinculadas a esse Santuário abriram um ano Jubilar de Graças, em preparação aos dez anos da inauguração do Santuário. A corrente que motivou e impulsionou todos nessa preparação foi a frase: “Mãe, sou teu Santuário Vivo!”. Para o jubileu, todos se empenharam na reconquista espiritual e colaboração material das partes do Santuário – janelas, bancos, jardins, altar, entre outros. “O Santuário já está pronto, construído há dez anos; queremos, agora, ser Santuários vivos, rumo ao novo tempo, ao novo Schoenstatt”, declara a Ir. M. Jacinta Donati, assessora local.
200 novos consagrados: Um aniversário digno de uma Rainha
As celebrações, em comemoração, tiveram início na quinta feira (18/10), dia da Aliança de Amor e data da inauguração do Santuário de Jacarezinho. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Eric Simom e concelebrada pelos padres Francisco Xavier e Claudinei José de Oliveira.
Após a celebração, com muita alegria, todos peregrinaram ao Santuário e acompanharam a Aliança de Amor de 200 pessoas. Entre elas estavam missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, também romeiros dos círculos de Aliança. Todos se prepararam durante um ano inteiro para se consagrar nesse dia especial dos 10 anos do Santuário.
Marinês Benites Guerra Aoki, de Flórida Paulista/SP, diz: “Foi um dia de muitas bênçãos e orações, muitos pedidos e agradecimentos. Selamos uma Aliança de Amor com Maria e Ela nos proporcionou um dia inesquecível. Que Nossa querida Mãe e Rainha continue cuidando e abençoando toda essa Obra iniciada há 104 anos”.
Um dos momentos emocionantes da noite foi quando uma jovem, vestida como a imagem da Mãe e Rainha, saiu de dentro do Santuário entregando um coração aos que selaram a Aliança de Amor. Esse símbolo recordava a troca de corações com a Mãe, que se dá por meio da Aliança; em resposta, cada um também devolvia à Mãe um coração. Terminado esse momento, os 200 novos consagrados foram envoltos em um grande laço vermelho e se ofereceram como presente para a Mãe no Santuário. O clima de festa foi ainda maior com a chegada do bolo de 2 metros e a queima de fogos, com o “Parabéns” para o Santuário e uma confraternização.
200 pessoas selaram a Aliança de Amor no dia jubilar
Um sacerdote sela a Aliança
Também na sexta-feira, dia 19, houve a Santa Missa e o segundo dia do tríduo, com a participação das cinco paróquias de Jacarezinho. A celebração foi presidida pelo Pe. Rosinei Marcelino que, após a Missa, selou sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus.
No terceiro dia do tríduo, dia 20, foram consagradas as equipes de trabalho da festa durante a Missa, presidida pelo capelão do Santuário, Pe. Anderson Marchiori.
O dia de festa: 10 anos do Santuário
No domingo (21/10) eis que chega o tão esperado dia da festa dos 10 anos do Santuário. Nessa ocasião, unidos em um só coração, romeiros de dezenas de cidades peregrinam à Casa da Mãe e Rainha.
Às 9h30min uma carreata percorreu as principais ruas da cidade de Jacarezinho, com a Mãe Peregrina Auxiliar diocesana ornamentada, distribuindo suas graças por todos os lugares e a todos que a ela acenavam com alegria e agradeciam por sua presença na cidade. Ao chegar ao Santuário, foi acolhida com louvores por todos os que lá estavam.
O dia segue com a adoração e benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo capelão do Santuário. Após o almoço houve um momento celebrativo dos 10 anos da ‘Rota do Rosário’, que é um projeto de evangelização por meio do Turismo religioso. O Pe. Celso Miqueli conduziu a comemoração, junto com outros reitores de Santuários, o bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente, e o prefeito da cidade, Sergio Eduardo Emygdio de Faria. Também estava presente o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, que falou sobre a importância do Turismo religioso e total apoio e reconhecimento para a Rota do Rosário.
Fundamento e coroa
Em preparação à Santa Missa, celebrada às 16 horas, houve um momento mariano, apresentando a retrospectiva histórica da presença de Schoenstatt em Jacarezinho e a conquista do Santuário. Essa caminhada histórica ganhou um marco no jubileu de dez anos: foi entronizado, na Capela Histórica do Pe. José Kentenich, um quadro comemorativo com o nome de todas as cidades e a parte do Santuário que conquistaram e reconquistaram agora para os 10 anos.
Na Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente, ele destaca o Dia Mundial das Missões e o contexto da caminhada dos 10 anos da Inauguração do Santuário e dos 10 anos da Rota do Rosário, ressaltando o pedido pela Paz.
Para perfazer as atividades e celebrações desse dia, ao termino da Missa subiu um grande terço de balões ao céu. Nesse domingo de oração pelas missões, as cores remetiam ao terço missionário, com a representação dos continentes, acentuando que Schoenstatt é uma Obra missionária para a Igreja e o mundo.
Para cada um que ali estava, despontou a consciência pela herança e missão, o compromisso de serem fundamento e Santuário Vivo em todo lugar.
Fotos: Cleiton Correa