O Dia da Aliança em Guarapuava/PR
Josiane Marques / Karen Bueno – À sombra do Santuário Tabor das Vocações, sob o tema “Filho, vais comigo?” e o lema “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”, a Família de Schoenstatt de Guarapuava/PR e região celebrou os 104 anos da Aliança de Amor.
A programação iniciou às 8h15min, no dia 21 de outubro, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Itamar Abreu Turco e concelebrada pelo Diác. Juan Carlos Lombardi. Ao redor do altar, a Família de Schoenstatt renovou a Aliança de Amor, pela Eucaristia, e novamente se consagrou a Maria. O Diác. Juan Carlos e Graciela são um casal argentino, que integra a União de Famílias de Schoenstatt há 35 anos. Trazendo novo ardor a todos, eles compartilharam seu testemunho sobre a missão conjunta do diaconato permanente e a vida gerada dentro do seu curso “Familia Santuario” no Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Com vivacidade, a Juventude Masculina de Schoenstatt fez uma reflexão sobre a vida de José Engling, que completou, recentemente, 100 anos de falecimento. A vida simples e sacrifical desse heroi inspirou muitos a terem um coração ardente, como labaredas de fogo, pela missão que o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, presenteou por meio do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
No término desse dia houve uma vivência e a entrega espiritual da linha do tempo para a Sala Pe. Kentenich, localizada embaixo do Santuário. Este é um presente que, desde janeiro, a Família de Schoenstatt vem conquistando. A cada dia 18 os membros do Movimento estudaram e conquistaram uma etapa da vida do Pai e Fundador. O intuito dessa experiência era torná-lo mais conhecido e levar sua mensagem ao mundo, no contexto dos 50 anos de seu falecimento.
O término da vivência se deu no Santuário, onde o sol brilhava com intensidade, acompanhando a luz que se refletia dos olhos de cada um ao presentear o Pai e Fundador e a Mãe de Deus com sua aspiração para esse dia festivo. Os ramos, comunidades e apostolados da Obra de Schoenstatt apresentaram uma oração de entrega e sua aspiração, colocando sobre o altar do Santuário. No final, com balões das cores do Movimento (azul, amarelo e branco) todos saudaram o Pai e Fundador, estourando-os, como sinal de felicidade por mais uma conquista.
Uma das participantes, G.A.C., de Guarapuava, comenta: “Cada fala foi ungida pelo Espírito Santo e a mensagem do Pai mais uma vez foi gravada em nossas mentes e corações”.
Muitos se disseram emocionados com tudo o que vivenciaram. Não é de se admirar que, ao saudar o Pai e Fundador com balões, enquanto o quadro passava no meio do povo durante a vivência, algumas pessoas derramassem lágrimas. Sim, a presença do Pai foi sentida tão cálida e terna no meio de cada um. A Mãe se mostrou a Rainha desse dia para a Família do Santuário Tabor das Vocações; cada filho teve a oportunidade de presentar seu dom ou habilidade para a realização da Festa da Aliança! Na vivência final, com determinação, cada filho de Schoenstatt ofertou sua resposta de amor: “Sim, Pai, nós vamos contigo!”